Atualmente temos 4 programas de milhagem nacionais, o Amigo da Avianca, o Multiplus da Latam, o Smiles da Gol, e o TudoAzul da Azul. Após a recente confusão entre o programa TudoAzul e a sua mais nova parceira LeClubAccor resolvemos ler com calma o regulamento de todos os programas brasileiros e chegamos a uma conclusão, de que nenhum deles apresenta  ou apresentou ao longo de sua vida confiabilidade ou seguridade.

Por mais que esteja tudo escrito, sempre existe uma ação por parte da empresa que vai de encontro com o seu próprio regulamento, e isso é incrível, pois o mesmo é utilizado para balizar todos os programas, mas somente para cobrar o cliente, e quando o inverso ocorre, o regulamento é descartado de forma como se não tivesse qualquer valor.

Vale lembrar que mesmo sendo esses programas de adesão, o regulamento deve valer para ambas as partes. Uma vez aceito pelo cliente, o mesmo deve respeitá-lo assim como a empresa que o elaborou. Mas vamos aos exemplos:

Primeiramente vamos falar do caso TudoAzul com o LeClubAccor, o que diz o regulamento? Você pode acessar o regulamento clicando aqui.

No seu item 12 letra h está escrito o seguinte:

h) A Azul poderá, a qualquer tempo, por prazos determinados, realizar promoções que envolvam os Pontos do Programa TudoAzul, tanto para o acúmulo quanto para a realização do resgate de Pontos, sendo que referidas promoções poderão ser divulgadas por meio do website TudoAzul, bem como em campanhas de e-mail marketing e, dependendo do caso, na mídia em geral. A Azul se reserva o direito de criar promoções e benefícios de caráter eventual, por prazo determinado, podendo rescindi-los, cancelá-los e/ou alterá-los a qualquer momento, com prévio aviso

Essa última sentença teve grifo nosso, pois de acordo com o regulamento o TudoAzul poderia sim modificar o regulamento da parceria com aviso prévio, que no caso em questão não houve, mesmo que fosse pelo menos 1 ou 2 dias, não foi dado aviso prévio nenhum, e a empresa ainda travou algumas transferências de pontos para dificultar o aproveitamento da promoção inicial. Isso é um FATO!

Agora vamos para outro caso, dessa vez o Multiplus, que ao longo do percusso fez alterações no seu então excelente Clube Multiplus 10 mil. Vamos ler o regulamento também, o qual você acessa clicando aqui.

No seu item 2.1.2 da seção 2 diz: A Multiplus poderá, a seu critério, excluir ou modificar os benefícios concedidos em cada Plano, mediante prévia comunicação aos Participantes.

A mesma coisa ocorreu com a questão da limitação de bônus nas transferências do Km De Vantagens, e até houve aviso, mas não consideramos que tenha sido prévio o bastante, e a redação do próprio regulamento está ruim, pois de acordo com o item de cancelamento o aviso prévio é de 6 meses, mas no caso grifado acima não existe identificação de valor temporal, o que prejudica o assinante, e detalhe que esse é um produto pago.

Já no caso da Smiles chegou a ser cômico. Todos devem se lembrar das passagens de São Paulo para Buenos Aires com stop0ver em Dubai, bilhetes emitidos de forma correta pela empresa, independente do valor cobrado. Desde então o regulamento foi atualizado, mas nesse caso permaneceu o mesmo. Você pode acessar o regulamento clicando aqui.

Vejamos vários trechos do regulamento do seu item 12:

12.1.1. Todas as informações necessárias para a emissão dos Bilhetes Aéreos, tais como quantidade necessária de Milhas Smiles, os destinos nacionais e internacionais disponíveis, as datas e horários dos voos e a disponibilidade de assentos, estão disponíveis no site www.smiles.com.br para consulta on line pelos Participantes quando da busca pelo(s) voo(s). A quantidade de Milhas Smiles necessária para a emissão do Bilhete Aéreo poderá variar de acordo com a Parceira Aérea, a classe e destino escolhidos pelo Participante, além dos demais fatores especificados neste Regulamento.

12.1.2. O Participante declara que tem conhecimento de que a Smiles não pratica preços pré-determinados para os Bilhetes Aéreos ou outros Prêmios. Os preços praticados serão aqueles disponíveis e informados no site www.smiles.com.br, mediante consulta prévia, e consideram, entre outros fatores, a disponibilidade do Prêmio pela Parceira Aérea, Comercial e/ou Parceiro Financeiro; as condições de oferta; demanda; disponibilidade de assentos no mercado à vista e de milhas; o preço vigente dos assentos no mercado à vista e de milhas; a antecedência  da compra; períodos de alta demanda, tais como feriados e datas comemorativas; bem como o custo de aquisição do Prêmio e as condições e índices macroeconômicos. 

12.1.3 A Smiles declara que não atua como empresa aérea, fabricante de produtos e/ou varejista, não controlando o estoque e quantidade de Prêmios dos Parceiros, incluindo Bilhetes Aéreos, produtos e/ou serviços, não podendo garantir as condições de preços disponibilizados no site www.smiles.com.br até que a operação desejada pelo Participante seja autorizada, confirmada e concluída pelas suas Parceiras.

Destaque para o item 13.5 que está em caixa alta e em negrito no próprio regulamento da Smiles:

13.5. NO MOMENTO DA EMISSÃO DO BILHETE AÉREO, O PARTICIPANTE DEVERÁ OBSERVAR ATENTAMENTE TODOS OS CRITÉRIOS E DADOS PARA A CORRETA EMISSÃO, TAIS COMO INFORMAÇÕES PESSOAIS, NOME, CPF, DENTRE OUTRAS.
O BILHETE AÉREO, UMA VEZ EMITIDO, NÃO PODERÁ SER ALTERADO EM NENHUM ASPECTO PELA SMILES, EXCETO QUANDO AUTORIZADO PELA PARCEIRA AÉREA E/OU QUANDO DA CONSTATAÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS OPERACIONAIS OU SISTÊMICAS.
 

Perceba que esse é o regulamento atualizado que entrou em vigor em 1 de março de 2019, mas nós salvamos um print do regulamento antigo, e o mesmo item você pode constatar abaixo:

Ou seja, na época que ocorreu aquela emissão de passagens para Buenos Aires com stopover em Dubai, a Smiles não seguiu o seu regulamento corrente, e não só isso, eles com base nessa situação, alteraram o seu regulamento de forma a prejudicar o cliente.

E aí caímos naquele negócio, seria mesmo prejudicar o cliente? A resposta é sim, pois como a tabela da Smiles é flutuante, eles podem a partir de agora alegar que qualquer valor pode ser um erro, e com isso prejudicar o cliente, ferindo destarte a seguridade do programa. Não existe prova maior do que a acima, e inclusive na época falamos sobre isso aqui.

E finalmente o caso mais emblemático de todos o do programa Amigo, que na figura do seu diretor, que hoje está trabalhando na Multiplus, afirmou para vários sites especializados, com exceção deste, de que o aumento no programa com tabela agora flutuante não passaria dos 20%, chegou a 500% em alguns casos, e em outros o resgate se quer é permitido.

Nesse último caso não foi um problema de regulamento em si, mas uma má-fé na divulgação dos detalhes da alteração que estava por vir, e já tendo experiência no meio nossa recomendação foi justamente para que todos emitissem as passagens possíveis, pois aquilo não era bom sinal.

Tudo isso trazido aqui de forma amplamente comprovada só demonstra que os programas brasileiros não tem confiabilidade e seguridade perante seus aderentes, o que é uma pena, pois existem coisas boas nesses programas, e por muitas vezes, todos nós ficamos com medo de usá-los justamente por esse histórico sombrio.

Por incrível que possa parecer, hoje, na nossa opinião, o melhor programa de milhas do Brasil é o Smiles, o qual inclusive somos persona non grata de acordo com informações do meio em que trabalhamos, pelo simples fato de trazermos aqui fatos e análises condizentes com a realidade e sempre em defesa do consumidor, que sem dúvidas é o elo mais fraco, vide toda documentação acima.

Mas independente do tratamento que recebemos por parte dos programas, sempre trabalharemos com a verdade e apontaremos aquilo deve ser mostrado para defender o consumidor, a quem agradecemos pela incrível audiência nesses últimos tempos, que nos tem feito inclusive ter de trocar de servidor as pressas em função do número de acessos, só nos mostrando que estamos trilhando o caminho certo. 

Então é nosso compromisso continuar a monitorar todos os programas e mostrar para os leitores as suas reais condições. Aproveitamos para agradecer a enorme audiência e o carinho de todos.