O que está acontecendo com o Global Entry?

No dia de ontem recebemos várias mensagens de leitores alegando terem sido “reprovados” no Global Entry dos EUA após vários meses de estarem na situação pendente “pending”.

Na época nós publicamos o tutorial de como solicitar o GLOBAL ENTRY em primeira mão assim que ficou disponível para os brasileiros, o que você pode ver clicando aqui.

Após apenas alguns dias o programa ficou em suspenso por falta de reciprocidade do Brasil em alguns itens de acordo com a CBP, porém em julho voltou a permitir a aplicação novamente e logo em seguida muitos ficaram como “pending” por um longo período de tempo.

No dia de ontem, o leitor Ronaldo e mais alguns outros, relataram que receberam finalmente a movimentação no processo, porém foram “reprovados”, sendo a sorte do nosso leitor de possuir cartão de crédito americano que cobre o valor dos 100 dólares, que são não reembolsáveis.

Nesse artigo temos todas as movimentações do Global Entry ao longo do tempo, com informações apenas divulgadas aqui nesse site.

Parece que está havendo nesse momento uma onda de reprovação, talvez por algum racha entre os governos dos EUA e Brasil, pois o Global Entry somente deu certo em função da afinidade dos governos na época dos presidentes Trump e Bolsonaro.

Infelizmente pode ser que o programa esteja sofrendo interferência política em virtude dos recentes posicionamentos da diplomacia brasileira no que diz respeito ao conflito no oriente médio, mas não temos como afirmar isso com precisão, sendo apenas especulação.

A verdade é que para quem viaja aos EUA pelo menos uma vez ao ano e possui cartão de crédito americano que cubra a taxa de aplicação, vale demais a pena, pois o programa além de vir com o TSA Pre-check permite a aplicação do CLEAR caso você solicite o cartão do programa, que é aceito como identidade americana emitida pelo governo dos EUA.

É muito triste receber esses relatos e mensagens, e só podemos orientar novamente a aplicação, pois conhecemos casos de pessoas que foram “reprovadas” assim que o programa abriu e logo em seguida em uma segunda aplicação a mesma pessoa fora aprovada.

Se desejarem deixem nos comentários a sua experiência para troca de informações sobre o programa, e como ele tem funcionado para você. Já deixo aqui meu feedback de como o cartão é importante, pois em locais com pre-clearance como Canadá e Abu Dhabi eles exigem o cartão do programa para te permitirem usar a linha especial da imigração naquelas regiões.

Por fim é preciso destacar que o programa é fantástico e te permite passar na imigração dos EUA em segundos, além dos demais benefícios acessórios como TSA PRE-CHECK e CLEAR.

 

Eloy Fonseca Neto

Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.

Leia mais

Post navigation