Todos já devem saber que ontem o Brasil ingressou no tão sonhado programa de viajantes confiáveis dos Estados Unidos, o Global Entry. Abrimos uma caixinha de perguntas no nosso instagram e muitos ainda tem dúvidas, então tentaremos esclarecer todas aqui.

O que é Global Entry?

Global Entry (GE) é um programa que, após análise do seu perfil, te pré-aprova para uma passagem expressa na imigração americana.

Como funciona?

Ao desembarcar de um voo internacional nos EUA, não mais será necessário se dirigir às imensas filas de imigração, mas sim a uma seção especial onde existem alguns quiosques do GE. Lá você scanneia seu cartão do GE, que dentro dele já possui suas informações do passaporte e visto americano e te dá um recibo.

Apesar de a passagem ser expressa, você pode ser parado de forma aleatória para inspeção na aduana.

Por que vale a pena aplicar para o GE?

Primeiramente para evitar as filas imensas e principalmente quando um ou mais voos chegam juntos, e segundo também para evitar a demora na cabine, pois algumas vezes o sistema trava ou o oficial da CBP tem que realizar alguma burocracia que acaba atrasando sua chegada nos EUA.

Além disso o GE te dá direito ao TSA PRE CHECK, que te permite passar mais rápido nas filas do raio-x ao não precisar remover o laptop e sapato. Essas filas também são geralmente menores.

O cartão do GE também funciona como uma identidade americana emitida pelo governo federal, o que te possibilita identificar junto a hotéis, lojas, e bancos e isso pode vir a te ajudar abrir uma conta corrente nos EUA também.

Como é o processo para aplicação ao programa GE? 

O processo é semelhante a aplicação ao visto americano, porém um pouco mais reduzido. Para aplicar, primeiramente é necessário criar uma conta no site da CBP, a qual você pode fazer clicando aqui.

Primeiramente você precisa escolher o GLOBAL ENTRY, que é o único programa aberto a brasileiros nesse momento, e logo em seguida clicar em “continuar com global entry application”, pois ele tenta “te vender” o TSA PRE CHECK ANTES, o que de certa forma é irrelevante, pois o mesmo vem com o GE.

Após clicar no acordo de consentimento você será direcionado para a página onde então você deverá criar sua conta junto a CBP. Lá você cadastrará seu email, e logo em seguida receberá um link para continuar o registro de sua conta.

Após verificar seu email, você deverá criar uma senha “forte” de 12 caracteres e logo em seguida escolher um modo de autenticação. O melhor e mais fácil é escolher o envio de sms para o seu celular. Após realizado esse última passo você terá criado uma conta junto ao login.gov que é quem gerencia a TI para aplicação ao Global Entry.

Ao concluir essa etapa você deverá criar seu perfil, e aqui destacamos uma observação muito importante, os dados devem ser exatamente iguais aos do seu passaporte.

Assim que você preencher esses dados, o sistema irá te perguntar se você já aplicou para algum dos programas de viajantes confiáveis anteriormente, e a resposta para a grande maioria dos brasileiros deverá ser NÃO.

Logo em seguida você deverá continuar para dar prosseguimento a sua aplicação do GE. A suas respostas deverão ser exatamente iguais a da tela abaixo:

Após clicar em continuar com as opções acima, será mostrado para você um comunicado e finalmente você deverá clicar em “APPLY FOR GLOBAL ENTRY”.

Serão 9 passos a partir desse ponto, sendo o primeiro como sempre, a confirmação dos seus dados básico de identificação e o preenchimento de alguns fatores biométricos como a cor dos seus olhos e sua altura.

O PASSO 2 É O MAIS IMPORTANTE DE TODOS, POIS AQUI ALGUNS TEM SE CONFUNDINDO E PREENCHIDO COM O PASSAPORTE DUAS VEZES, QUANDO NA VERDADE É NECESSÁRIO PREENCHER O PRIMEIRO COM PASSAPORTE E O SEGUNDO COM O VISTO AMERICANO.

Se você prestar bem atenção, o sistema irá automaticamente copiar os seus dados do passaporte para a seção de baixo, porém você precisa clicar em “Select Type” e lá selecionar “VISA” e clicar em ADD, e então preencher as informações do seu visto americano. Então clicar em salvar e continuar.

O terceiro passo é apenas preencher as informações da sua carteira de motorista, e provavelmente você deverá levar essa para a entrevista, então a mesma deverá estar válida.

O quarto passo é para quem pretende atravessar a fronteira terrestre e aqui basta marcar NÃO e seguir adiante. O quinto passo é o cadastro do seu endereço. Já o sexto passo é a questão do seu emprego. O sétimo passo é o seu histórico de viagens por países, e tente enumerar todos os países que você visitou desde 2017, esse passo no meu caso foi um tanto extenso. O penúltimo passo é o questionário de segurança onde todas as respostas devem ser “NO”, caso contrário a sua aplicação nem será processada.

Então após clicar em continuar você será levado para a tela de “FINAL REVIEW”, onde você deverá revisar todas as informações e certifica-se de que tudo está correto. Em tudo estando correto você deverá enviar a aplicação e pagar a taxa de 100 dólares.

Uma vez pago a taxa de 100 dólares, a sua aplicação ficará pendente de revisão e aguardando para ser condicionalmente aprovada. Após esse processo ser condicionalmente aprovado você deverá agendar a entrevista no “enrolment center” onde os seus documentos serão conferidos e cerca de 10 dias depois você receberá o cartão do GE em sua casa.

O processo todo é estimado em 3o dias, embora para nós brasileiros deve demorar um pouco mais, contudo de qualquer forma iremos atualizando esse artigo conforme mais informações forem chegando. 

Lembramos também que caso você possua cartão de crédito americano, alguns deles te dão os 100 dólares de crédito para que você possa pagar a taxa do GE. 

Por favor deixe suas dúvidas e opinião sobre esse tutorial na seção de comentários. Estamos sempre abertos as suas considerações para melhorarmos ainda mais o site e sua experiência. Desejamos a todos a aprovação e uma excelente viagem furando a fila da imigração nos EUA. Boa sorte a todos.

Depois que você conseguir seu Global Entry não deixe de conferir a fórmula de desconto nos EUA, o único curso brasileiro e inédito que te ensina como economizar muito na sua próxima viagem e ainda produzir dinheiro em dólar para gastar em compras. Clique aqui para conhecer isso que irá poupar muito o seu bolso.