Numa medida completamente fora de tempo, a Justiça Federal está obrigando a ANVISA determinar que as cias aéreas nacionais rejeitem os passageiros que vieram de alguns países de risco como Reino Unido, África do Sul e Índia para a realização de voos domésticos até 14 dias após chegada no Brasil. Caso você chegue em Guarulhos, deverá permanecer lá por 14 dias até prosseguir para o seu destino final. Isso se deve em função de uma decisão judicial proferida pela Justiça Federal.

Anúncios

Essa é uma medida divergente com a base científica atual, já que os passageiros, inclusive brasileiros são obrigados a apresentar o exame RT-PCR negativo para embarcar com destino de retorno ao Brasil.

Anúncios

Além disso, a quarentena é obrigatória para quem também já está completamente vacinado, pois NÃO é publicada nenhuma exceção na portaria interministerial da qual a ANVISA se baseia nessa medida.

Esse tipo de determinação vem muito atrasada, principalmente nesse momento que a vacinação no Brasil avança muito bem, inclusive já tendo ultrapassado os EUA em adultos vacinados com a primeira dose, o que pode-se concluir que em 3 meses a vacinação estará quase finalizada para a população brasileira em geral que queira se vacinar.

É preciso que o governo comece a editar medidas para quem já está completamente vacinado, como por exemplo a não obrigatoriedade de apresentação do RT-PCR e quarentena obrigatória, pois caso contrário, quem não está vacinado poderá não “ter” motivos para se vacinar como ocorre nos EUA.

Então fiquem atentos a esse nova medida, pois ao desembarcar de algum país na lista de países de risco você não poderá viajar domesticamente ou internacionalmente pelos próximos 14 dias subsequentes, independente se você fizer teste RT-PCR ou estiver completamente vacinado. Essa medida faria sentido no início da pandemia. O que vocês acham?

 

Esclarecimento da LATAM:

Isso mesmo, pois trata-se de uma determinação da Justiça Federal corroborada pela ANVISA de que os passageiros provenientes do Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia nos últimos 14 dias, deverão cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias a partir da chegada ao Brasil no mesmo local de entrada. O alojamento é livre no primeiro ponto de desembarque. O custo gerado deve ser pago integralmente pelo passageiro. E só poderá estabelecer ligação a qualquer destino nacional após cumprir a quarentena obrigatória de 14 dias no primeiro ponto de embarque. Acesse o site da LATAM para mais informações.