A partir de 1º de abril de 2024, o programa de “fidelidade” da Azul passará a se chamar Azul Fidelidade, e a decisão de colocar Fidelidade no nome principal do programa deve ser uma necessidade extrema de mostrar algo que não existe, a fidelidade.
Aqui iremos discorrer sobre as mudanças e expor a realidade do programa, e sempre atestamos o elogio quando merecido e a crítica quando devida. Esse é o grande diferencial do nosso site.
Vale notar que o artigo 3.8 do novo regulamento veda o compartilhamento de senhas e autenticação em 2 fatores sob pena de suspensão da conta, ou seja, o simples fato de você compartilhar suas senhas ou autenticações já permite a suspensão da sua conta pela Azul, mesmo que você não realiza qualquer tipo de resgate.
Esse item por si só já é uma justificativa para exclusão de contas futuras que enviam seus dados para corretores de milhas com a finalidade de vender passagens. Além disso o item 4.2 do novo regulamento traz explicitamente regras sobre comercialização de milhas ou pontos, a saber:
4.2. Suspensão de Conta. A Azul, ao identificar qualquer descumprimento do Participante dos termos deste Regulamento, poderá suspender temporária ou permanentemente a Conta do Participante. Contas suspensas serão impedidas de fazer qualquer transação. A Azul poderá suspender a conta do Participante e seus dependentes, caso esses:
4.2.1. Negociem Pontos com terceiros, fora dos termos previstos neste Regulamento, incluindo, mas não se limitando, aos casos de compra e venda irregular ou comercialização de Bilhetes Aéreos ou de produtos/serviços adquiridos total ou parcialmente com Pontos Azul;
4.2.2. Pratiquem ou concorram com a prática de fraude no acúmulo ou resgate de Pontos Azul ou produtos/serviços;
4.2.3. Pratiquem qualquer conduta contrária ao previsto neste Regulamento ou no Regulamento dos Parceiros;
4.2.4. Compartilhem com terceiros login e senha de Acesso, e os dados referentes a validação em duas etapas (códigos de validação recebidos por e-mail e/ou telefone);
4.2.5. Resgatem Bilhetes Aéreos em favor de pessoas distintas dos Beneficiários indicados e aprovados pelo Programa de Fidelidade da Azul, conforme condições previstas no item 8;
4.2.6. Utilizar cartão de crédito com titularidade diferente do Participante e/ou Beneficiários para pagamentos de valores de taxas e/ou outros valores devidos em qualquer transação.
Ou seja, a cia aérea fechou muito bem o cerco, pois de acordo com o novo regulamento irá suspender a sua conta se você compartilhas dados pessoais, negociar pontos com terceiros, resgatar passagens para várias pessoas, e inclusive pagar com cartão de crédito diferente do cadastrado na conta.
Perceba que são várias condutas antes de chegar na comercialização em sim. O simples fato de ser utilizado um cartão de crédito, já será justificativa para cancelar a sua conta.
Agora vamos as mudanças que impactarão os usuários. A primeira grande mudança é com relação a categoria elite, que a partir de abril passará a ser chamada de “nível”
Pontos Qualificáveis são pontos que possibilitam ao Participante a mudança de Nível no Programa de Fidelidade da Azul representados somente por números inteiros. O Participante ganha 1 (um) Ponto Qualificável para cada R$ 1,00 (um real) gasto em Passagem Aérea em Voos operados pela Azul ou serviços e/ou produtos adicionais à viagem Azul (consultar lista de serviços que pontuam no site Azul);
A cada 10 (dez) pontos Azul acumulados com a assinatura do Clube Azul, o Participante irá acumular 1 (um) ponto qualificável;
A cada 10 (dez) pontos Azul acumulados com o cartão Azul Itaú, o Participante irá acumular 1 (um) ponto qualificável;
Trechos Qualificáveis são os voos operados pela Azul que contam para a mudança de Nível no Programa. São considerados para qualificação trechos pagos em dinheiro, Pontos Azul e Pontos + Dinheiro. Somente serão acumulados trechos qualificáveis para o passageiro do Voo. Veja os exemplos abaixo:
Repare que com essa nova regra, você somente será cliente diamante caso tenha um gasto mínimo de 12 mil reais com a cia aérea. Ainda existe a excepcionalidade do Clube e Cartão Azul, mas na proporção 10 para 1, ou seja, para qualificação apenas pelo cartão será necessário um gasto anual de pelo menos 250 mil reais.
Juntamente com esse novo anúncio, a Azul traz spoilers do que está por vir, e isso acreditamos ser algo mais para “Inglês” ver, pois a cia aérea anuncia novas salas VIP, e nesse momento só possui 1 em operação. Anuncia também mudanças na tabela de acúmulo aérea, mas nada que seja algo bom para os seus clientes e deixa uma suspeita no ar. Também aumento no número de beneficiários por nível e redução do tempo de carência na alteração, mas nada significativo.
As informações sobre esses novos benefícios serão divulgadas em breve, porém é necessário ressaltar para você não criar esperanças, pois o resgate especial Azul pode vir num valor altíssimo, e a cia aérea precisa construir novas salas vip para te dar o acesso.
Você pode consultar o novo regulamento bem como o FAQ dessas mudanças clicando aqui.
Considerações do ponto de vista realístico sobre o “novo” programa:
- Clientes precisarão gastar mais dinheiro para atingir a categoria elite máxima;
- Viajantes frequentes com conexões são punidos na fidelidade;
- Maior possibilidade de suspensão ou exclusão da conta;
- Cia aérea se reserva no direito de cancelar ou suspender sua conta por mais motivos;
- Serão necessários mais gastos para alcançar o nível elite; principalmente para o diamante;
- A empresa anunciou novas salas Vip, mas só possui um lounge em todo o país
Nesse primeiro momento não conseguimos enxergar nenhum benefício a mais que tenha se destacado nesse novo programa.
É triste publicar isso aqui, porque sempre gostamos de dar as melhores notícias, mas a grande realidade é que a AZUL perdeu uma grande chance de se diferenciar das demais e oferecer um programa recompensador de verdade. E você? O que achou?