A notícia da vez é que a cia aérea Azul está transformando seu programa TudoAzul em Azul Fidelidade, e já divulgou no seu site o novo regulamento do “novo” programa de fidelidade.
Ao ler o novo regulamento, você percebe muitos itens que tem o objetivo de evitar ao máximo a comercialização de pontos. Perceba que em apenas 1 item, a cia aérea pode suspender você do programa com o simples compartilhamento de senhas e autenticação de 2 fatores, mesmo que você não tenha realizado nenhuma transação.
Contudo, se voltarmos um pouquinho no passado, e assistirmos ao vídeo da CPI da 123 milhas, é afirmado que a empresa comprava pontos diretamente da Azul, lembrando que Pessoa Jurídica não pode nem se cadastrar no programa.
E agora? Quem pune a Azul? Ou seja, caso um membro do programa faça algo no mínimo suspeito, a empresa vem toda cheia de regulamentos para banir a conta do cliente, mas se cala não só na CPI, mas também em eventos promovidos por seus Blogs patrocinados, quando indagados sobre a venda de pontos diretamente para a 123 milhas e Max Milhas.
Onde está a fidelidade da Azul?
É isso que sempre cobramos de todas as empresas, segurança, estabilidade e principalmente lealdade com o consumidor, e infelizmente nossa única resposta é ser incluso numa “Blacklist” por defender o consumidor.
Se vocês perceberem o histórico do site, evitamos falar da Azul, porque é uma empresa que não confiamos na parte de fidelidade, mesmo que seja boa cia aérea na parte do transporte aéreo.
Infelizmente só temos 3 cias aéreas nacionais, e todas as três com seus programas que só tem piorado, principalmente com relação a aviso prévio, vide caso de mudança da tabela fixa da Latam.
Acreditamos que todo programa de fidelidade deve recompensar a fidelidade do cliente, e o que vemos na prática no mercado brasileiro é que acontece exatamente o oposto, os clientes mais frequentes são os mais prejudicados.
Então fica a pergunta, quando um cliente viola uma cláusula do regulamento, recebe prontamente um email com sua conta sendo suspensa, mas quem pune a Azul quando ela mesmo viola o próprio regulamento?