Conforme antecipamos em primeira mão aqui, a TAP acaba de anunciar as mudanças para o seu programa Miles & Go, que de certa forma tem mais coisas boas do que ruins em si.

Assim como antecipamos que a tabela de resgate para voos TAP não será dinâmica, mas sim flexível dentro de uma faixa de valores, e isso foi feito para permitir que passageiros tenham sempre o máximo de disponibilidade possível, desde que estejam dispostos a pagar mais caro.

Caso essa tabela funcione de maneira equilibrada terá sido uma mudança muito positiva para o programa, pois é justo que alguém que viaje em baixa temporada e emita com antecedência pague menos do que aquele que viaja em cima da hora e em alta temporada.

O aumento máximo foi de quase 50%, passando de 155 mil milhas para 230 mil milhas no limite máximo da tabela para os voos em classe econômica do Brasil para a Europa (Acabou a segmentação dentro da Europa).

Já na executiva o limite de valor máximo será de 362 mil milhas para uma passagem de ida e volta, o que corresponde a 181 mil milhas por trecho, o que nesse caso corresponde a um aumento de quase 50% também. Os valores limites da faixa superior em classe econômica e executiva nos foi passado pela TAP, embora ainda não conste no website.

Mas perceba que, como dissemos acima, caso você planeje e emita para baixa temporada irá encontrar econômica ida e volta do Brasil para a Europa por 78 mil milhas e em executiva por 226 mil milhas, o que são bons valores.

NÃO houve qualquer alteração na tabela de parceiras da Star Alliance, e isso é um ponto muito positivo.

Agora, o melhor de tudo é que durante esses primeiros 30 dias, você poderá pagar sempre o menor prêmio conforme sua conveniência para viagem, o que na prática chega a ser melhor do que um aviso prévio, pois o programa permite o melhor dos dois mundos, no caso se a tabela nova favorecer você ou se você preferir utilizar a antiga, e nisso é preciso congratular a TAP.

CONVERSA COM O DIRETOR DA TAP

Tivemos a oportunidade de conversar com o diretor da TAP sobre essas mudanças, bem como fazer alguns questionamentos e podemos dizer o seguinte:

1- Embora na página oficial cite um período de 4 meses de viagem nesses 30 dias de tabela mista, esse período não será observado, e você poderá utilizar ambas as tabelas para qualquer período;

2 – Foi garantido que a tabela das parceiras Star Alliance não irá sofrer alterações num futuro próximo, pelo menos 6 meses; 

3 – A intenção da TAP é prestigiar os clientes permitindo a máxima utilização das milhas, obviamente que dentro de uma faixa conforme as necessidades de cada um e a temporada de viagem; e

4 – Os valores do limite superior da faixa de resgate serão divulgados ainda essa semana.

CONCLUSÃO

Apesar do aumento, consideramos na teoria as mudanças muito positivas, pois de acordo com a empresa haverá muito mais disponibilidade, e alguns valores chegaram a ficar menor do que o pratico atualmente. Você terá 30 dias para decidir qual tabela utilizar e não houve mudança na tabela das parceiras da Star Alliance.

Então parabéns para a TAP que nesse momento está mostrando uma mudança bem melhor do que todos esperávamos, porém vamos acompanhar se de fato essa tabela flexível será mesmo respeitada e equilibrada, de forma a não cobrar valores somente nos limites máximos da mesma. Você pode consultar todas as informações no site oficial da TAP clicando aqui. E você? O que achou dessas mudanças?