O Eurostar Group, o serviço ferroviário internacional de alta velocidade que conecta o Reino Unido ao continente europeu, instalou na Estação St. Pancras, de Londres, o SmartCheck, um sistema rápido de check-in biométrico facial sem contato fornecido pela iProov, empresa global de soluções biométricas.

Anúncios

Com a solução, os passageiros serão submetidos a apenas uma verificação de passaporte em vez de duas, economizando tempo e evitando filas para conferência da passagem e da saída de fronteira do Reino Unido na estação. Eles poderão registrar seu bilhete, passaporte e rosto antes de embarcar para a viagem, pelo dispositivo móvel, com segurança. O resultado é uma experiência de viagem segura, sem contato e que dispensa o ticket para o embarque, melhorando a jornada geral do passageiro.

Anúncios

Clientes com reservas em Business Premier ou titulares de Carte Blanche que desejem utilizar o SmartCheck precisam aceitar e baixar o aplicativo SmartCheck iProov.me, disponível na App Store e no Google Play. Antes de viajar, o passageiro usa o aplicativo no smartphone para digitalizar sua documentação de identificação e verificar sua identidade apresentando seu rosto ao lado de seus bilhetes.

No momento do embarque na estação, os passageiros deverão acessar um corredor SmartCheck dedicado para a verificação biométrica facial. Essa rota rápida e sem contato substitui os processos existentes de check-in nos portões e automatiza a atual verificação manual de saída do Reino Unido, realizada pela equipe do Eurostar. Restam apenas a inspeção de bagagem e uma verificação de passaporte no controle de fronteira francês.

A nova facilidade está disponível desde o dia 18 de julho de 2023, depois de um bem-sucedido período de teste realizado entre dezembro de 2021 e abril do ano passado, período no qual a iProov trabalhou com seu parceiro Entrust para criar o piloto para atender às necessidades do Eurostar.

A solução SmartCheck incorpora o conjunto de soluções biométricas da iProov com ponto de verificação biométrico, juntamente com a tecnologia de verificação de identidade como serviço (IDVaaS) da Entrust para orquestração de identidade [no original: identity orchestration] e gerenciamento de credenciais de viagem digital (DTC).

Para Gwendoline Cazenave, CEO da Eurostar, fornecer uma experiência perfeita aos clientes é uma prioridade para o grupo, incluindo a busca por soluções que aumentem a capacidade nas estações e simplifiquem os fluxos de passageiros. “O SmartCheck na estação St. Pancras International promove uma experiência de check-in mais rápida e perfeita. Com ela, nos tornamos a primeira operadora de transporte ferroviário a adotar a verificação facial biométrica”, afirma. “Esta inovação irá melhorar a viagem de partida do nosso cliente, que é crucial para proporcionar a experiência de viagem única da Eurostar.”

De acordo com o fundador e CEO da iProov, Andrew Bud, o lançamento do SmartCheck em Londres é significativo porque demonstra claramente como a tecnologia biométrica facial pode ser usada para gerenciar o controle de fronteira de maneira mais inteligente e eficiente. “A solução beneficia tanto as organizações quanto os passageiros em grande escala. Ao criar um corredor biométrico, afastamos as verificações de segurança da estação e economizamos tempo e espaço preciosos na fronteira, ao mesmo tempo que agilizamos o processo de embarque para um que seja muito mais rápido, mais conveniente, menos lotado e estressante, e ainda mais seguro.”

Parte do First of a Kind 2020, competição realizada pela Innovate UK, o teste da iProov foi financiado pelo Departamento de Transportes (DfT) do Reino Unido, de apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação para a indústria ferroviária do país. Também foi resultado de uma estreita parceria com a Eurostar e a WorldReach Software, agora parte da empresa global de identidade e segurança de dados Entrust. Todos os dados pessoais são processados em conformidade com as leis europeias de proteção de dados e com total consentimento dos passageiros.