Estamos nos aproximando do mês de setembro de 2021 e os sinais de “reabertura” ficam cada vez mais fracos. O destino mais visitado pelos brasileiros no mundo está fechado há 1 ano e 3 meses e infelizmente com os acontecimentos mais recentes não tem previsão de abrir.

Anúncios

De acordo com várias reportagens divulgadas na grande imprensa, existia um plano para retirar as restrições de entrada, desde que o viajante estivesse com o quadro vacinal completo e ainda apresentasse um teste PCR negativo para embarque.

Anúncios

Todavia presenciamos nos últimos dias um vexame na comunidade internacional por parte dos Estados Unidos, mais precisamente da administração atual do Presidente Joe Biden com relação a situação no Afeganistão.

Tal situação demonstrou como o governo americano está “perdido” e não é somente com relação a sua atuação internacional, mas também com relação a pandemia, principalmente na falta de incentivo que existe para os americanos em geral se vacinarem, já tendo inclusive sido ultrapassado pelo Brasil na aplicação da primeira dose.

Caso a situação não se altere, em menos de 3 meses o Brasil vai superar e muito os Estados Unidos no quadro vacinal, e mesmo assim existe a possibilidade de as restrições continuarem, pois já está bem visível que o atual chefe do executivo é muito fraco e tem medo de tomar decisões importantes, haja vista o caso do Afeganistão.

Se a atual administração seguisse rigorosamente a ciência, as restrições já não deveriam mais existir, inclusive Doug Parker, atual CEO da American Airlines, disse que é um absurdo pessoas provenientes de países com situação melhor do que o México ter que se arriscar lá durante 15 dias antes de ingressar nos EUA, ao falar sobre uma consultora contratada que foi obrigada a fazer quarentena no México antes de seguir para os EUA. 

A situação atual do México é inclusive atualmente um pouco pior do que a no Brasil, onde a vacinação tem avançado de forma acelerada e o número de casos e número de mortes tendo atingido os menores números desde janeiro de 2021.

Alguns analistas mais conservadores estão estimando a “reabertura” dos EUA para o fim do inverno de 2021, ou seja, em meados de março de 2022, e aí vem o segundo problema, a questão do visto americano.

Caso você ainda não tenha feito, já complete seu DS-160 e agende a data de sua ida ao consulado, pois na maior parte do país já não existem mais vagas para 2022, pois também não temos a menor noção de quando os consulados voltarão a funcionar, o que de acordo com a situação atual também não tem justificativa.

Infelizmente a situação não parece boa, e aqui não devido ao fato da pandemia em si, mas ao fato de a administração do governo atual estar completamente perdida e sem um planejamento com vistas a retornar a normalidade de forma gradativa e como sempre seguindo a ciência. 

De qualquer forma continuaremos monitorando a situação de perto, e sempre que possível iremos trazer atualizações aqui, mas nesse momento estamos muito pessimistas com a reabertura tendo em vista os fatos mencionados acima.