Com o lançamento do novo Iphone 14 uma das novidades foi a eliminação do chip físico, e seu lançamento nos EUA já impacta o mercado brasileiro. As operadoras estão tendo dificuldade com o Esim desde o lançamento da nova linha do aparelho de telefone da Apple.
O que é um eSIM?
Basicamente, eSIM significa “embedded” SIM card, o que nada mais é do que um chip que já vem dentro do seu dispositivo móvel. Tradicionalmente, para ativar dados em seu telefone ou dispositivo móvel, você precisaria inserir ou trocar um cartão SIM (chip) em sua bandeja SIM.
Este é o jeito antigo – e o mais trabalhoso! Com um eSIM, porque o chip SIM incorporado é soldado em seu dispositivo, agora você pode baixar os planos de dados diretamente para seu telefone.
Isto significa que, com uma experiência de rede sem fio totalmente digital, você não precisa mais:
● Gerenciar vários chips durante a viagem
● Desperdiçar resíduos de plástico em chips usados
● Aguardar a entrega de chips para substituição
● Ter que encontrar um fornecedor de chips em um país estrangeiro
● Corra o risco de perder seu cartão SIM
O lado positivo é enorme! Você também pode descansar facilmente sabendo que qualquer coisa que um cartão SIM pode fazer um eSIM também pode fazer (se não melhor).
Por exemplo, com um cartão SIM o usuário pode:
● Usar sua rede móvel para dados locais
● Usar o serviço celular para ligar, contatar e permanecer conectado a outros telefones e
dispositivos (pode variar entre redes)
● Escanear, armazenar, pesquisar, ativar e baixar dados para seu dispositivo
● Manter seu número enquanto ainda pode trocar sua linha telefônica
● Nunca se preocupar com tarifas de roaming
● Ativar o plano eSIM com um código QR ao invés de inserir um chip
● Mudar seu plano de dados para um plano local, regional ou global
● Ter acesso à utilização máxima escolhendo assinaturas para planos mais curtos até planos mais longos (com base na necessidade). Enquanto a Apple está tomando a iniciativa de tornar todos os seus iPhones compatíveis com a tecnologia, outros fabricantes de telefones têm tomado a iniciativa de tornar seus dispositivos compatíveis também.
Fizemos uma lista de cada dispositivo compatível com eSIM, e você pode encontrá-la aqui.
Será que é uma boa ideia?
O maior problema que a tecnologia eSIM enfrenta é que nem todos os dispositivos tem suporte eSIM disponíveis para usá-la. Neste momento, o cartão SIM físico é a forma convencional de serviço celular e a bandeja é sua embarcação.
É uma má idéia para a Apple insistir que as operadoras transfiram seus serviços para o eSIM digital? Certamente será um período de ajuste, mas, sem dúvida, a mudança para o eSIM é inevitável. Foi assim que todas as formas de tecnologia evoluíram, o analógico sempre vai para o digital.
Lembre-se, este foi o mesmo argumento contra a remoção das bandejas de CD/DVD em laptops e computadores. Mas, em última análise, ter um dispositivo mais eficiente e digital é algo que podemos desfrutar como consumidores.
Por exemplo:
A música costumava exigir aparelhos portáteis para tocar cassetes, depois CDs, depois downloads, e agora você pode transmitir qualquer música de um aplicativo em seu telefone.
Em última análise – a experiência digital torna o conteúdo mais acessível, universal e eficiente. Como a tecnologia eSIM se torna a nova norma, estamos entusiasmados em ver a mudança das convencionais bandejas SIM arcaicas para o serviço SIM totalmente digital.
Quando você viaja, cada hora de sua viagem é importante! Com eSIMs você não terá que perder tempo encontrando um fornecedor em um novo país, ou manter um registro de todos os SIMs que você está carregando – basta baixar e ir.
Você pode contratar um CHIP direto do Brasil pela Airalo super dica do passageiro de quinta. Verifique aqui para ver essa dica completa.