Quem acompanha o site há mais tempo sabe da importância das milhas e pontos, não só para a emissão de passagens, mas também para locação de carro e resgate de diárias em hotéis. Porém não podemos deixar que isso nos cegue, e a persecução total de milhas e pontos pode ser mais prejudicial do que você imagina.
Algumas pessoas, principalmente aquelas iniciantes, acreditam que tudo feito de milhas e pontos será sempre mais barato e econômica, o que nem sempre é verdade. E até mesmo quando for, a falta de visão do futuro pode prejudicar uma possível segunda viagem por um valor muito menor.
Por vezes falta um olhar ampliado para perceber que é muito melhor utilizar um pagamento tradicional, principalmente combinando promoções de cartões de crédito, do que a utilização de milhas e pontos, mesmo que isso custe mais caro, uma vez que a estratégia deve sempre se basear no longo prazo e no máximo retorno.
Ou seja, não basta acumular e utilizar milhas como premissa básica, mas sim desenvolver uma estratégia de acordo com o seu perfil para sempre trazer as melhores oportunidades.
É indispensável entender todos os aspectos dos diferentes programas de fidelidade, pois todos eles não resumem-se somente a milhas e pontos, tendo outros diferenciais como categoria elite e promoções extras sazonais.
Além do mais. somente quem tem entendimento atual de programas estrangeiros, consegue efetivamente economizar muito no resgate de passagens utilizando milhas através das tabelas fixas, pois cada vez mais os programas brasileiros dificultam a economia com desvalorizações sequenciais sem aviso prévio.
Apesar de tudo, é sempre necessário muito cuidado, principalmente num cenário atual onde existem diversos “entendidos” de Instagram transmitindo “dicas” furadas e que podem prejudicar uma visão estratégica de longo ou médio prazo.
A utilização das milhas e pontos pode sim representar uma grande economia, mas é preciso saber quando e como aplicar esse conhecimento para que você sempre faça o melhor resgate possível e com chances de maximizar o processo com o objetivo de conseguir receber ainda mais para frente.
Um grande exemplo disso foi uma tarifa que divulgamos há algumas semanas atrás, em que ao pagar, por mais que saísse pouca coisa mais cara do que o uso de milhas te permitia:
- Ter ampla disponibilidade;
- Viajar com muitos acompanhantes;
- Conseguir qualificar para status;
- Acumular milhas suficientes para uma segunda viagem; e
- Contabilizar pontos no sistema lifetime para ter status o resto da vida.
Ao utilizar milhas e pontos para ter um pequeno desconto em cima da passagem pagante, você estaria abrindo mão de tudo acima, e no fim acabaria pagando mais caro em virtude de não ter outra a possibilidade de viajar novamente.
Então, por mais que possa parecer fácil ou simples, não é, e infelizmente, atualmente, existem diversas “autoridades” Fakes no assunto, que o objetivo principal não é te ajudar, mas sim te empurrar milhas, pontos, e outras coisas com base na comissão da contratação de clubes de pontos, abertura de contas digitais, entre outros.
Logo, sempre busque o melhor para o seu perfil, e tente filtrar o melhor conhecimento que irá realmente te ajudar. A informação de qualidade existe e está ao seu alcance, bastando apenas que você dedique um pouco do seu tempo à busca do que realmente irá fazer com que você tenha sucesso nesse mundo. Boa Viagem!