Estamos recebendo muitas mensagens de pessoas genuinamente preocupadas e inclusive leitores que já até cogitaram cancelamento ou mudança de passagem. Estão tratando esse negócio como uma “quebra” ou “insolvência”, o que não está ocorrendo de forma alguma.

Nós divulgamos aqui os possíveis impactos nos passageiro, mas existem duas considerações que devem ser observadas, esses impactos são POSSÍVEIS e NÃO IMEDIATOS, ou seja, são apenas possibilidades que podem acontecer em um tempo futuro.

A única certeza que nós temos é que NINGUÉM sabe de nada a respeito, nem mesmo a empresa traçou um plano de transição ainda e isso significa que tudo permanece como está. Muita gente reclama que a empresa não está fornecendo informações a respeito, mas nem mesmo eles tem ciência do que está por vir.

Com isso surgem FAKE NEWS com base em alguns problemas corriqueiros, como por exemplo dizer que o Multiplus não está mais emitindo voos da AA, o que não é verdade. O site da Multiplus está apresentando instabilidade porque na próxima segunda feira dia 29 de Setembro será apresentado o novo programa unificado da LATAM, e como vocês já sabem a empresa não tem um bom histórico com o TI do sistema de emissão de passagens prêmio.

Outra FAKE NEWS é afirmar que o acesso a sala vip da Delta e os benefícios compartilhados com o membro diamante da GOL não serão mais honrados. Pessoal, nada é feito de uma hora para outra, existe um tempo de transição para acertar as burocracias, vide o caso da Avianca Brasil e Star Alliance, que mesmo depois de falida a Star Alliance honrou os benefícios de quem era Amigo Diamante até 31 de Agosto de 2019.

O mesmo ocorre com a questão da LATAM deixar a ONEWORLD. Não vai acontecer hoje, amanhã ou na próxima semana, e de acordo com a alta administração da empresa, esse procedimento deverá demorar algo em torno de 6 a 12 meses, ou seja, até lá, você terá todos os benefícios na aliança e poderá acumular e resgatar pontos com os parceiros.

Então é preciso que você preste atenção, mas com um pensamento crítico e frio para não cair em desinformação e acabar tomando uma decisão errada, que possa a vir te prejudicar. Uma coisa é certa: NENHUM bilhete já emitido será cancelado. 

Aqui, nós apenas apresentamos fatos e possibilidades, para que você possa se preparar visando no futuro qual será o melhor perfil para você utilizar, se Latam, Delta, GOL ou American. No entanto nada ocorrerá no curtíssimo prazo e a medida que formos recebermos mais informações oficiais iremos discorrer sobre o assunto de forma adequada, por enquanto tudo são possibilidades e especulações, e todos os seus direitos atuais estão garantidos no momento. 

Logo não existe necessidade de entrar em pânico ou ficar se preocupando com possíveis perda de benefícios nesse primeiro momento. Apenas acompanhe o assunto de forma fria e racional afim de saber o que será melhor para você conforme as coisas vão acontecendo. Boa Viagem.