A Delta fez uma tacada de mestre e adquiriu 20% da Latam, o que lhe dará certo controle sobre a empresa aérea, com isso haverá uma parceria estreita entre Latam e Delta, e como não poderia ser diferente a American será obrigada a deixar sua parceria atual com a Latam, assim como a Delta deixará com a GOL. 

A American já emitiu um comunicado que pode ser lido clicando aqui minimizando tal ação, mas a verdade é que tanto ela como a GOL serão as maiores prejudicadas nessa história toda, pois a AA vai perder o maior hub de alimentação de seus voos da América Latina (GRU) e a GOL perderá o investimento da Delta.

Mas o que de fato isso poderá impactar na sua vida como usuário das cias aéreas e programas de fidelidade? O que trataremos aqui são possibilidades do que está por vir, pois nada de concreto foi afirmado ainda.

1 – Fim da parceria da Delta com a GOL:

Com o fim da parceria da Delta com a GOL, o Smiles deixará de emitir bilhetes da Delta e poderá perder a parceria com a Air France, KLM e Alitalia num futuro próximo devido a influência do controle da Delta. 

Os benefícios do GOL Diamante deixarão de ser honrados na Delta e outras cias que porventura venham a terminar a parceria com a GOL.

2 – Provável saída da Latam da Oneworld:

Esse será sem dúvidas o aspecto mais negativo dessa situação toda, pois atualmente a Oneworld é a melhor aliança aérea do mundo e todos já conhecendo a infraestrutura de TI da Latam já sabem que se não emitirem logo suas passagens com cias aéreas da Oneworld poderão ter um atraso na implementação dos resgates de passagens com as cias aéreas da Skyteam, caso a Latam decida entrar na Skyteam.

O fato de a Latam sair da Oneworld não quer necessariamente dizer que a empresa automaticamente entrará para a Skyteam, embora seja bem provável que isso aconteça. Mas sabendo do histórico da cia poderão haver problemas na implementação do novo sistema de resgate.

Assim como a Star Alliance, a Skyteam possui apenas 2 níveis elite o Elite e Elite Plus que não tem tantos benefícios como o Oneworld Safira e Esmeralda, então ocorrerá um downgrade aqui.

Certamente o valor do milheiro da Latam irá desvalorizar, pois a disponibilidade na Skyteam é pior do que a da Oneworld.

3 – Latam e Delta perderão Sala Vip no RioGaleão:

Atualmente a Latam utiliza a sala da AA e a Delta a sala da GOL, porém com a provável saída da Oneworld e fim da parceria com a American assim como da GOL com a Delta, a Latam não terá sala no RioGaleão tendo de recorrer a única sala terceirizada no terminal internacional que será a Plaza Premium, o que também pode não acontecer, e nesse caso tanto Latam e Delta ficariam sem lounge vip no RioGaleão.

4 – Possível desvalorização de milhas Smiles:

A Gol perderá o investimento da Delta, que com o anúncio da venda de sua participação na GOL ainda vai impactar nas ações da GOL, que poderá recorrer ao Smiles para fazer caixa, e com isso o Smiles poderá fazer uma desvalorização de suas milhas para socorrer a GOL nesse momento difícil.

5 – Alta Indisponibilidade no sistema de resgate de passagens da GOL e LATAM:

Uma vez que a parceria for encerrada a GOL deixará de emitir passagens da Delta e a Latam deixará de emitir passagens da American e Oneworld, o que ocasionará um período de hiato para quem tem milhas smiles e multiplus, ficarão com opções bem restritas até que novas parcerias sejam implementadas, como já se cogita uma possível parceria entre GOL e American Airlines que já ocorreu no passado.

A grande vitoriosa nessa jogada toda foi a Delta Airlines que irá ter ao seu dispor os Hubs da Latam de Santiago e Guarulhos para alimentar seus voos para a América do Norte. Já a American que é a cia americana com o maior número de voos diários a partir de GRU para a América do Norte poderá ter de cortar algum desses caso a demanda venha a cair em função dessa nova parceria e a Latam vir a alimentar os voos da Delta ao invés da American.

Quem está muito bem posicionada olhando de camarote essa briga é a United Airlines que continua sua parceria com a Azul e está expandindo lentamente, mas de forma consistente sua operação na América Latina.

A Latam está para a anunciar na próxima semana o novo programa Latam que unificará todos os programas em apenas um, e isso poderá ser reformulado em breve com essa mexida no tabuleiro. Então o que será anunciado de certa forma já nascerá meio que obsoleto a não ser que a cia aérea faça as devidas correções, o que acreditamos ser difícil de ocorrer.

Tudo dependerá agora do tempo e andamento das negociações, mas nossa recomendação é para quem deseja emitir passagens da Oneworld com milhas multiplus que o faça em breve, assim como quem deseja emitir passagens da Delta com milhas Smiles que também se apresse.

Agora conte para nós qual a sua opinião a respeito, e nessa mudança você acha que será benéfica ou maléfica para você? Pois cada um com ser perfil de viagens pode ter uma experiência final positiva ou negativa. Para mim pessoalmente será ruim em virtude de eu dar preferência para a aliança oneworld, e você? O que diz?