Um assunto antigo finalmente foi confirmado pelo CFM, que está alertando a ANVISA sobre a ineficácia do uso de máscaras. Antes mesmo do CFM, diversos estudos no mundo já apontavam para a ineficácia do uso de máscaras no que concerne a transmissão da COVID.

Anúncios

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, após 3 anos de estudo e revisões de publicações científicas a conclusão que se chega é que o uso de máscaras é mais prejudicial do que benéfico. 

Anúncios

“Conclui-se que, diferentemente do que ocorre no contexto de profissionais de saúde em ambientes hospitalares usando equipamentos de alto nível, não há justificativa científica para a recomendação ou obrigatoriedade do uso de máscaras pela população em geral como política pública de combate à pandemia da covid-19.”

“Foram encontrados indícios de prejuízos individuais e coletivos da adoção de políticas de máscaras como as contempladas aqui”, informou o CFM.

O CFM analisou dezenas de publicações sobre a ineficácia do uso de máscaras, mas destacou no texto um recente estudo de metanálise publicado pelo Cochrane Library, referência mundial em medicina especializada.

A Anvisa ainda mantém uma determinação para o uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos. Lembrando que os casos da COVID estão bem reduzidos assim como o número de mortes que pela primeira vez desde o início da pandemia tem tido resultados ZERO.