Quem acompanha no instagram viu que passamos um perrengue devido a locação de um carro elétrico, mas o que houve? Vale a pena alugar carro elétrico no geral para economizar no combustível? Após esse perrengue fizemos um teste e chegamos a uma conclusão.
No geral já adiantamos que só vale a pena alugar carro elétrico se você for ficar na cidade e ainda assim pode enfrentar tempos longos de espera de carregamento. Em qualquer outra hipótese esqueça o carro elétrico.
A grande verdade é que mesmo nos Estados Unidos NÃO existe infra-estrutura de rodagem para carros elétricos, somente em grandes centros, e principalmente para carros TESLA, ou seja, se você quiser muito alugar um carro elétrico dê preferência a um TESLA.
Ficamos 1 semana com um carro de combustão e 1 semana com um carro elétrico. Percorremos exatamente 500Km com ambos, e no carro a combustão foi necessário 75 dólares em 2 abastecimentos para percorrer os 500KM no Estado de Nevada, pois o valor da gasolina varia de Estado para Estado.
Já no carro elétrico, que foi uma Mercedez EQB35 para percorrer 500KM foram necessárias 3 recargas de 30 dólares cada, ou seja, um total de 90 dólares, e isso porque utilizamos os super carregadores mais baratos da Electric City.
Chegamos a conclusão que o abastecimento para carros elétricos é mais caro do que o carro a combustão, porém você tem a ilusão de que o carro elétrico consome menos por 2 razões: A autonomia errônea e a quantidade de recargas.
Quando carregamos 100% do carro elétrico, o painel mostrava uma autonomia de 320KM, porém ao percorrer 160Km, metade, o painel apontava uma autonomia de apenas 80KM com 36% do nível da bateria, ou seja, a autonomia inicial engana, e por causa disso fomos obrigado a pernoitar numa cidade no vale da morte deixando o carro carregar numa estação lenta, e acabamos desistindo de prosseguir viagem em virtude do stress.
Uma coisa que você também só percebe na prática é a questão dos carregadores vandalizados, quebrados, ou fora de serviço. Existem diversos aplicativos que te indicam a localidade desses carregadores, porém muitos deles estão inoperantes, sendo a rede mais confiável a TESLA.
Então, na realidade, é uma ilusão acreditar que um carro elétrico vai te economizar no combustível caso você queira rodar muito, já se você for ficar dentro do perímetro urbano com acesso a um hotel que te permita carregar gratuitamente, aí está o diferencial.
Atualmente a grande maioria dos hotéis nos grandes centros urbanos possuem carregadores de carro para hóspedes, e nesse caso você não paga a energia de recarga, e nesse caso seria então a única opção para economizar no “combustível”.
No entanto se você planeja fazer uma “road trip” esqueça carro elétrico, pois mesmo com planejamento, você pode se encrencar ao se deparar com uma estação de carregadores inoperantes, e dificilmente irá gastar menos com gasolina, já que 1 tanque cheio de combustível de um carro normal equivale a cerca de 3 recargas de um carro elétrico.
Elaboramos esse artigo para evitar que você caia na armadilha do carro elétrico, que embora sejam excelentes carros, ainda falta infra-estrutura de rodagem para viagens longa, logo nem pense em alugar um carro elétrico, mesmo sendo Tesla para rodar no Alaska, Montana, Columbia Britânica, pois você pode se colocar em apuros.