O comediante Fábio Porchat postou hoje um vídeo que viralizou nas redes dele nas cataratas de vitória, e muitos estão se perguntando aonde fica, como ir, e como chegar até lá e fazer o mesmo?
Bom, não sabemos se foi coincidência, mas estivemos justamente nesse ponto há exatas 2 semanas atrás. As Cataratas de Vitória são a fronteira natural entre dois países no sul da África, a Zâmbia e o Zimbábue.
Como brasileiro você não precisa tirar um visto prévio para chegar nesse destino, mas existe um visto online chamado “KAZA VISA” que te dá direito a inúmeras entradas, tanto no Zimbábue como na Zâmbia e também a uma entrada na Botswana.
O Kaza Visa é bom porque você já pousa no aeroporto de Victoria Falls (VFA) e sai logo sem ter que enfrentar a fila do “Visa on Arrival”. Você pode chegar lá via dois aeroportos, tanto o Victoria Falls (VFA) como o Livingstone (LVI).
Ambos os aeroportos são bem acessíveis a partir de Joanesburgo (JNB) ou Cidade do Cabo (CPT) com as cias aéreas South African Airways, Airlink ou Fastjet, lembrando que a South African Airways faz parte da Star Alliance e você pode resgatar pontos da TAP para realizar esse voo, embora se comprados com antecedência costumam ser baratos.
Lá em Victoria Falls ou Livingstone existem diversas empresas que fazem o tour da Devil’s Pool ou Angel’s Pool, que são as duas regiões no Rio Zambeze que permitem você entrar logo na ponta da Catarata de Vitória. O Tour costuma custar cerca de 250 dólares americanos por pessoa, e pode ser facilmente contratado no local ou pelo site Viator, sendo que no local negociando em dinheiro físico você consegue desconto de 10% a 15%.
O passeio é bem legal, você é buscado no hotel e vai para um ponto de entrada no parque nacional de Mosi-Oa-Tunya onde irá pegar um fast boat para uma ilha que fica bem na beirada da catarata.
A ilha fica no ponto de interseção da Zâmbia e Zimbábue, sendo que se você olha em direção a catarata, para a sua direita verá Zimbábue, onde fica a Devil’s Pool, e à esquerda verá a Zâmbia, onde fica a Angel’s Pool.
Lá você pode entrar sem medo e seguir as orientações do operador para fazer fotos e vídeos, sendo que na beirada eles sempre seguram as suas pernas, e você pode perceber os vídeos sempre cortam os pés para não aparecer o operador te segurando.
Além do passeio das cataratas de Vitória, você também pode fazer a caminhada com leões, logo em frente, onde os leões são domesticados desde filhotes e interagem com seres humanos sem tratá-los como presa até pelo menos os 5 anos de idade, pois após essa idade, eles ficam bem selvagens e por seguranças são devolvidos à selva.
Nós aproveitamos a oportunidade do resgate de 84 mil milhas Latam Pass para chegar a esse destino, o que hoje já não existe mais, mas ainda sim, quando o voo para JNB retornar da LATAM, pode ser uma boa opção quem quiser curtir esse destino interessante. Também recomendamos um passeio no Rio Chobe via safari, onde é possível ver bastante hipopótamos e crocodilos nos quatro cantos da África, região que fica apenas a 50 minutos de Livingstone.
Se tiver alguma dúvida sobre a logística, passeio, ou desejarem contato de whatsapp do guia que nos atendeu, deixe uma mensagem nos comentários. Boa Viagem!