Você já ouviu falar no cartão KARTA?

O cartão Karta tem sido divulgado, inclusive de forma patrocinada , por alguns influenciadores. É um cartão que se diz americano, recente e até receber algumas indagações de leitores, não tínhamos conhecimento sobre esse cartão, pois esse cartão nunca fora mencionado por nenhum veículo americano da comunidade de milhas e pontos.

Pois bem, ao investigar mais a fundo, encontramos algumas informações preocupantes. Um dos maiores especialistas de cartão americano, pedindo sigilo, nos informou que o cartão NÃO é americano propriamente dito e funciona como um cartão do tipo wise e nomad.

O Cartão NÃO tem bônus de boas vindas e exige pagamento imediato da anuidade de 300 dólares para que você possa utilizá-lo e geralmente começa com limite baixo. Essa é uma anuidade cara para pouquíssimos benefícios e um programa de pontos altamente desvalorizado, o que pontua muito pouco até mesmo em relação aos cartões de bancos brasileiros, sendo necessário gastar muito para ter um retorno decente, o que logo não faz sentido. 

O cartão não é emitido por banco algum, e apenas licenciado pela VISA, e no “Entre em contato” da página oficial tem apenas um número americano móvel que redireciona para o Whatsapp. 

O ideal é sempre começar com cartões americanos de anuidade gratuita para que você não precise cancelar e gere pontuação nos bureaus de crédito americanos, inclusive a página para solicitação do cartão parece ser uma página traduzida do português brasileiro, fazendo referências ao pix, sistema existente somente no Brasil. 

Além disso o mesmo cobra IOF e SPREAD bancário para pagamento da fatura, sendo que nenhum cartão americano cobra SPREAD, pois a moeda corrente é o dólar. 

O cartão também alega ter um programa de pontos que transfere na proporção de 5 pontos do cartão para 1 milhas AAdvantage da American Airlines, e aqui o negócio fica esquisito, pois a American Airlines tem contrato de exclusividade com o Citibank, tendo até mesmo abandonado suas parcerias com o Barclay, então o que “suspeitamos” é que o cartão possa comprar milhas direto da AA e em seguida “trocar” para os membros nessa opção de 5 para 1, ou seja, como o cartão marca 1 ponto por dólar, seriam necessários 50 mil dólares de gasto para receber 10 mil milhas AAdvantage, enquanto que se você utilizar o Santander Black cobranded da AA, ao gastar 50 mil dólares irá receber 100 mil milhas AAdvantage e Loyalty points (não oferecido pelo cartão).

Então veja a disparidade de benefícios, e agora vem o mais preocupante, descobrimos que o influenciador que indicar o cartão ganha uma comissão gorda em cima de você, para te fazer contratar um cartão “semi-americano” com programa de pontos fraco, alta anuidade e sem benefícios consistentes.

Vamos fazer uma conta básica aqui, você viaja para qualquer lugar no mundo e sua conta deu 20 mil dólares, se seu cartão for um “azulzinho” do Bank of America isso vai te gerar 300 dólares de cashback, considerando um cartão básico sem anuidade, já o Karta vai te dar no máximo 4 mil milhas do AAdvantage, sendo que com 300 dólares você mesmo compra 9 mil pontos do programa, ou seja, até mais do que o cartão KARTA. 

É preciso tomar muito cuidado ao contratar esses cartões, principalmente americanos, pois muitos se dizem especialistas, mostram as mil maravilhas, mas na grande verdade querem ganhar em cima de você, e não te ajudar a ter um cartão americano de verdade.

Se você quer um cartão para usar pelo mundo sem IOF, Spread ou taxas extras, cartões como o do Capital One (Platinum) oferece esses benefícios sem cobrar anuidade e te ajuda a melhorar o crédito. Pagar $300 de anuidade por um cartão que não te traz benefícios, não vale a pena. Melhor focar em cartões da American Express, Chase, Citi, entre outros. Perceba que o Amex Gold e o cartão KARTA tem a mesma anuidade, porém os benefícios do Amex são muito superiores como créditos para alimentação, uber, return e purchase protection, e a pontuação do programa Membership Rewards encerra a discussão no assunto, pois somente com o bônus de boas vindas de 100 mil pontos ter permite ir do Brasil a Europa ida e volta ao menos 3 vezes pagando apenas as taxas de embarque.

Todos vocês que nos acompanham conhecem nosso histórico de mais de 14 anos aqui, e sempre prezamos para que você seja beneficiado pelos melhores produtos que o mercado americano pode oferecer de verdade, logo para quem tem interesse em cartões americanos, nesse momento, nós não indicamos tal cartão KARTA, na verdade, até recomendamos evitar, pois com um pouco mais de tempo e esforço você consegue cartão americano muito melhor com limite muito mais alto, e principalmente gastando praticamente nada em comparação com esse aí. Abram o olho!

Eloy Fonseca Neto

Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.

Leia mais

Post navigation