Obviamente o título é um trocadilho daqueles que prometem uma renda extra através de cursos de milhas e pontos. No último mês recebemos algumas mensagens de leitores que nos perguntaram se existe algo a fazer juridicamente contra tais cursos que prometem renda extra, porém acabam por endividar o aluno o deixando com uma dívida extra.

Anúncios

No caso das mensagens todas são muito parecidas, em que assistem algum tipo de comercial seja no Instagram, Facebook ou Youtube prometendo rendimentos polpudos ao mês que nenhum outro tipo de investimento oferece e tudo isso, para quem já tem noção, é baseado na compra e revenda de milhas e pontos.

Anúncios

Ocorre, que muitas dessas promoções ultimamente NÃO tem acontecido ou acontecem com percentual de bônus mais baixo do que o propagandeado e no fim a pessoa para evitar um prejuízo maior se vê obrigada a vender as milhas ou pontos que comprou por um valor mais abaixo para as grandes agências de milhas, ficando assim com uma “dívida extra” a pagar mensalmente no cartão de crédito.

É importante ressaltar que defendemos o posicionamento de que as milhas são suas e com elas você deve ter o direito de fazer o quiser, seja vender, doar, deixar expirar ou até mesmo usar para viajar. É você quem deve decidir a utilização dessa ferramenta.

Porém com as limitações impostas pelos programas, essa utilização pode ser prejudicada causando transtornos a você como bloqueio ou suspensão de contas, entre outros.

Isso somado a questão das promoções, caso não ocorram em combinado, irão causar um prejuízo enorme a quem pratica esse tipo de ação, e somente você fica lesado. E quem ganha com isso?

Os únicos que ganham com isso são os vendedores de curso da suposta renda extra e as agências de milhas que compram de você a um valor irrisório e depois revendem as mesmas auferindo um lucro significativo, e não pense que ambos não andam de mãos dadas, pois existe algumas agências que patrocinam discretamente alguns cursos de renda extra, uma vez que esses “fabricam” uma leva de pessoas que irão vender pontos a preço abaixo do normal.

Então é preciso tomar muito cuidado, pois o objetivo das milhas e pontos sempre foram o resgate de produtos pela sua fidelidade com a empresa, seja produtos físicos ou serviço de transporte aéreo, sendo esse último de longe o mais vantajoso na atualidade.

Infelizmente nossa recomendação para aqueles que perderam dinheiro não é boa, pois não existe nada que possa ser feito, uma vez que você assumiu o risco de praticar aquilo que tem suas limitações. O que podemos fazer é deixar esse artigo aqui para alertar a todos de que as coisas não funcionam bem assim como são propagandeadas, e cada um trilha aquele caminho que achar melhor. 

Esperamos que você tenha o cuidado suficiente e busque mais informações antes de adquirir um curso de renda extra e acabar terminando com uma dívida extra.