Acabamos de ver um tweet do programa Smiles, o qual você vê a captura de tela na capa deste artigo. Lá o programa estimula você a contratar um plano de clube smiles de acordo com o seu perfil e virar um milheiro.

A propaganda é linda, e não deixa de ser a alma do negócio, mas é preciso trazer algumas verdades, pois se você seguir orientação do Smiles vai se tornar apenas um milheiro, cheio de milhas na conta e só isso. 

Atualmente o Clube só é vantajoso para conseguir mais bônus nas transferências promocionais, como por exemplo 100% do Livelo para o Smiles, nesse caso é indiscutível que vale a pena ter o clube.

No entanto se você for cliente diamante pode dispensar o clube, pois uma despesa de 300 reais por mês para receber 10 mil milhas Smiles com apenas o benefício real do bônus maior de vez em quando não é suficiente para agregar valor a sua conta. 

Os Clubes são verdadeiras máquinas de fazer dinheiro para qualquer programa, não só o Smiles, pois eles vendem milhas por um valor que na média é muito bom para a empresa, uma vez que nem todo mundo consegue maximizar o resgate de suas milhas ou pontos.

Agora é muito chato e triste ver esse tipo de propaganda, e vamos elencar aqui já os fatores, mas antes é preciso destacar que esse artigo não é para “falar mal” do Smiles, mas sim tentar mostrar para a empresa, caso essa esteja ouvindo, como grande parte da sua base de clientes, que realmente entende do uso de milhas está frustrada, e fica mais ainda ao ver tal chamativo comercial. Vamos lá, venha ser um milheiro como a gente e você terá:

  • Dificuldade de emissão de passagens em cabines premium de cias aéreas parceiras;
  • Valores muito elevados para a emissão de passagens em cabines premium de cias aéreas parceiras;
  • Pouca disponibilidade de passagens prêmio em cabines premium de cias aéreas parceiras impossibilitando uma viagem em família por exemplo;
  • Péssima política de noshow, onde você perde tudo e não terá direito a nada, independente do motivo do noshow;
  • Tabela flutuante que pode ser alterada sem qualquer tipo de aviso prévio;
  • Pouquíssimos benefícios reais  no seu programa elite; e
  • Informações desencontradas no atendimento ao consumidor.

Nós gostaríamos aqui de poder falar muito bem do programa, mas não podemos fazê-lo de forma desmotivada, sem justificativa. Se o programa melhorar qualquer um desses pontos daremos as devidas congratulações para o mesmo, porém é nesse momento em que o estado das coisas se encontra, e assim é realmente frustrante ver uma propaganda dessas.

Agora, é preciso parabenizar o marketing, que faz um trabalho espetacular, mas é uma pena que não corresponde a realidade de vida do programa, principalmente para quem é um usuário habitual do mesmo.

Também não podemos negar que o programa tem seus aspectos positivos, mas esses são muitos poucos em relação as dificuldades e por isso que utilizamos o termo unicórnio, quando conseguimos extrair algo bom, pois trata-se de uma raridade no ambiente real do programa.

Temos a certeza de que o programa pode melhorar e muito, e quando o fizer receberá os elogios do Henry, da Moscha Iss, do Tlars22, e de vários outros que desejam utilizar o programa, mas estão sempre encontrando obstáculos, que do ponto de vista de “problemas” é muito fácil de resolver, só faltando um pouco de boa vontade de alta administração em querer prestigiar os seus clientes fiéis. 

Então Smiles, caso você esteja lendo esse artigo, entenda que todas as críticas que trazemos aqui não são para “falar mal” do programa, mas apontar uma realidade que está acontecendo e deixando os clientes muito frustrados, com o único objetivo de tentar fazer entender que melhorias são necessárias e que o programa tem todos os predicados para ser o melhor do Brasil.

E você? Gostou da propaganda? Concorda ou discorda do nosso posicionamento? Deixe seus comentários, quem sabe alguém no Smiles dá uma lida e tenta melhorar o programa.