Essa semana recebemos uma enxurrada de mensagens perguntando sobre se vale a pena contratar curso de milhas ou consultoria de terceiros. Aparentemente os leitores que enviaram essas correspondências estão sendo bombardeados com anúncios no Facebook, Instagram, Twitter e outros.

Nós já escrevemos aqui com relação ao cursos de milhas, o qual não recomendamos porque tudo que você encontra por lá, você consegue encontrar por aqui e em outros canais de forma absolutamente gratuita.

Acreditamos que para quem acompanha os blogs especializados têm muito mais retorno do que aqueles que investem em um curso, seja em função dos bugs ou das informações qualificadas que você somente encontra nesse ambiente.

Com relação a consultoria já depende do que você procura. Não recomendamos consultoria de forma genérica, como por exemplo contratar alguém para aprender tudo sobre milhas, pois isso não existe, nem mesmo nós não sabemos tudo sobre milhas e pontos, e aprendemos muito através do debate gerado na seção de comentários, por isso sempre estimulamos que você comente aqui.

No caso de alguma solução em específico, aí sim recomendamos a consultoria. Nós, por exemplo, já fizemos mais de 100 consultorias somente de como abrir conta no exterior e aplicar para o cartão de crédito americano com o objetivo voltado para a economia e cashback através das ofertas do próprio cartão e apps terceiros, e 100% dos nossos clientes estão satisfeitos, pois cada um precisava de uma solução pontual e nós orientamos de como proceder e como conseguir obter sucesso naquela questão. 

Então a consultoria é válida, desde também que você saiba e conheça com quem esteja fazendo, pois existe muito marketing e alguns meses atrás um leitor até se aborreceu conosco porque ele queria publicar uma denúncia contra um “consultor” em especial e nós negamos, embora o leitor tivesse razão na reclamação dele em virtude de um ensinamento “fake”, a gente aqui não pode interferir porque esse é um contrato particular entre partes, e atualmente você tem várias opções de escolhas de consultoria no setor com pessoas altamente confiáveis com um background sólido, que por vezes cobram muito menos do que aqueles que praticam mais o marketing do que a difusão de conhecimento propriamente dito.

Se você têm algumas perguntas, tente sanar essas questões primeiramente nos blogs ou fóruns especializados antes de contratar uma consultoria. Nós poderíamos vir aqui e fazer a maior propaganda da nossa consultoria, mas orientamos sempre a buscar aquilo que vai ser melhor e mais econômico para você. 

Caso você acredite que precisa fazer uma consultoria, entre em contato prévio com o consultor e pergunte qual a avaliação dele, e se o mesmo pode apresentar soluções para o seu caso, e então decida se vale a pena ou não. 

O importante é você sair satisfeito e evitar de cair em enrascadas como foi o caso do leitor que pagou para aprender como entrar em lounges de forma gratuita e foi surpreendido com a resposta para comprar o Priority Pass, e após indagar o consultor sobre a gratuidade da questão obteve a resposta de que você paga pelo cartão, mas os acessos são gratuitos, logo ele havia ensinado o leitor a acessar os lounges de forma gratuita.

O que não falta hoje em dia é informação, que está em todo lugar, seja na web ou nas redes sociais, mas cabe a você buscar aquele conteúdo que tem valia para o seu perfil, e principalmente evitar a preguiça para que você tenha sucesso na sua causa, pois muitos perdem boas oportunidades não por desconhecimento, mas pela boa vontade de perder algum tempo buscando a solução para aquilo que precisa. Aproveite a seção de comentários para dizer se concorda ou não com esse artigo, e se já fez algum curso ou consultoria e qual a sua avaliação sobre eles.