A United Airlines anunciou hoje que está adicionando o Zoono Microbe Shield, um revestimento antimicrobiano registrado pela EPA (agência de proteção ambiental dos EUA), que forma uma camada de longa duração nas superfícies e inibe o crescimento de micróbios, aos já rigorosos procedimentos de segurança e limpeza da companhia aérea. A United está aplicando o revestimento semanalmente em mais de 30 aeronaves em assentos, bandejas, apoios de braço, compartimentos superiores de bagagem, lavatórios e cabines de tripulação e espera adicionar esta medida mais recente a toda a sua frota principal e também na expressa antes do final do ano.

O revestimento antimicrobiano, criado pela Zoono Group Limited, uma empresa da Nova Zelândia e distribuído nos EUA pela MicroSonic Solutions, servirá como uma camada adicional de proteção que complementa o processo de pulverização eletrostática aplicado diariamente pela companhia aérea antes da partida dos voos.

“Este spray antimicrobiano de longa duração adiciona uma camada extra de proteção em nossas aeronaves para ajudar a proteger melhor nossos funcionários e clientes”, disse Toby Enqvist, Chief Customer Officer da United. “Como parte do nosso compromisso com a segurança, os antimicrobianos são um complemento eficaz ao nosso sistema de filtragem de ar HEPA, semelhante ao utilizado em hospitais, à política de uso de máscara obrigatória para clientes e ao processo diário de pulverização eletrostática. Revisamos nossas políticas e procedimentos e continuamos a implementar soluções novas e inovadoras que proporcionam uma experiência a bordo mais segura.”

Clique aqui para assistir ao vídeo de demonstração.

O Zoono Microbe Shield funciona como uma aderência às superfícies criando uma camada protetora que se assemelha a uma camada de alfinetes microscópicos, os quais rompem as paredes celulares e membranas ao entrar em contato com os micróbios. O produto químico é classificado pela EPA como Categoria IV, que é o nível mais baixo de toxicidade. Durante a higienização profunda das aeronaves, a United usará o NovaRover, projetado para aplicar uma névoa super fina do antimicrobiano e cobrir todas as superfícies em um raio de 3,6 metros com um único spray. A United aplicará o antimicrobiano nas aeronaves durante a noite a cada sete dias, usando pulverizadores eletrostáticos para revigorar e fortalecer a camada protetora, enquanto continua a pulverizar desinfetante eletrostático nas cabines das aeronaves antes de quase todas as partidas.

“A MicroSonic tem o orgulho de fornecer à United a aplicação mais avançada de proteção antimicrobiana para suas aeronaves”, disse Nick Federico, presidente da MicroSonic. “Nosso sistema proprietário NovaRover, combinado com o Zoono Microbe Shield, fornecerá uma camada adicional eficaz de proteção microbiana, garantindo aos clientes e à tripulação que o ambiente dentro das aeronaves da United seja mais seguro e limpo.”

A United está aplicando o Zoono Microbe Shield em aeronaves no Aeroporto Internacional Chicago O’Hare e espera expandir para cada um de seus outros seis hubs e aproximadamente 200 aeroportos nos EUA, onde as aeronaves da United permanecem durante a noite, nos próximos meses. A companhia aérea planeja implantar NovaRovers em dez aeroportos, incluindo cada um dos sete hubs da United, assim como Boston, Cleveland e Las Vegas.

United CleanPlus SM

A United tem como objetivo fornecer um alto padrão de limpeza no solo e no ar, como parte do seu programa United CleanPlus. Em adição às medidas mencionadas acima, diversas outras medidas de prevenção foram implementadas para garantir um ambiente mais limpo, incluindo:

No Check-In

  • Implementamos a checagem de temperatura dos colaboradores e da tripulação em nossos centros de conexão e em aeroportos operados pela companhia.
  • Instalamos painéis protetores de acrílico no check-in e nos balcões do portão do embarque.
  • Promovemos o distanciamento social com marcação no piso, o que ajuda os clientes a manterem uma distância de 2 metros.
  • Fomos a primeira companhia aérea do mundo a implementar o check-in sem contato para clientes com malas. 

No portão de embarque

  • Desinfetamos constantemente áreas de alta incidência de contato, como maçanetas, corrimãos, botões do elevador, telefones e computadores.
  • Oferecemos gel e lenços antissépticos para higienização das mãos.
  • Utilizamos pulverizadores eletrostáticos Clorox Total 360 para desinfecção de áreas e portões de embarque nos centros de conexão e em aeroportos selecionados.
  • Possibilitamos aos clientes a digitalização automática dos cartões de embarque.
  • Embarcamos menos clientes por vez e, após o pré-embarque, o embarque é realizado de trás para frente para promover o distanciamento social.
  • Introduzimos notificações de texto e envio de e-mail com atualizações sobre marcação de assento em tempo real, para promover uma experiência sem contato no aeroporto.

A bordo

  • Utilização de pulverizadores eletrostáticos para desinfecção da maioria das nossas aeronaves.
  • Utilização de sistemas de circulação de ar de ponta, semelhantes aos encontrados em hospitais, equipados com filtros de alta eficiência (HEPA), que removem até 99.97% das partículas transportadas a bordo.
  • Adição de radiação UVC para limpeza de cabines de comando.
  • A primeira companhia aérea americana a adotar a política de uso de máscara obrigatório para a tripulação, seguida pelos demais colaboradores e passageiros.
  • Desinfetamos as áreas com alta incidência de contato, como mesas e apoios de braços, antes do embarque.
  • Reduzimos o contato entre comissários de bordo e clientes durante o serviço de entrega de alimentos e bebidas.
  • Desembarque de passageiros em grupos de cinco fileiras, para evitar aglomeração.
  • Retiramos temporariamente itens usados a bordo, como travesseiros e revistas.