COMPARTILHAR VIA

Vamos primeiramente ao comunicado de imprensa:

A Smiles, programa de fidelidade da GOL, lança hoje sua plataforma educacional – um conjunto de mais de 30 iniciativas para ajudar os brasileiros a entender e aproveitar melhor o mundo das milhas.

“Todos os anos, os brasileiros perdem mais de 40 bilhões de pontos acumulados em seus cartões de crédito – foram mais de 320 bilhões desde 2010, segundo o Banco Central”, diz Loraine Ricino, diretora de marketing da Smiles. Esses pontos podem ser transformados em milhas que por sua vez podem ser usados para resgatar produtos e serviços, como viagens aéreas. “É urgente promover uma educação financeira para o uso de milhas. Acreditamos que é ensinando o caminho que se mudam histórias”.

A plataforma tem como carro-chefe o canal do Youtube “Te Levo de Milhas”, com apresentação de Titi Muller, consultoria do especialista Rafael Guerreiro, criação e produção Spray Filmes, trilha sonora do Lucas Lima e tecnologia Revrb.

“A ideia do programa é desmistificar tudo o que você já ouviu sobre o assunto, e ensinar em alguns minutos o que aprendemos com os 30 bilhões de quilômetros voados com a Smiles. Também mapeamos 142 destinos e separamos o que há de melhor em cada um deles especialmente para você”, completa Loraine.

Além do programa, a Smiles reformulou o conteúdo educacional do site. O Dicas Smiles vai contar de verdade o que são milhas, dados sobre o mercado de fidelidade, dicas quentes sobre seus destinos e roteiros dos sonhos, além de como fazer para viver tudo o que esse mundo tem para oferecer. Fazem parte da plataforma, ainda, a criação de um blog com um novo influenciador, o Sr. Smiles; playlists comentadas no canal da Smiles no Spotfy, com pequenos drops de dicas sobre o mercado de fidelidade; programa de rádio e mídia paga (Elemidia). Além disso, todos os canais de comunicação da Smiles com seus clientes e o público em geral serão impactados com conteúdos educacionais – desde as redes sociais até peças de marketing direto e atendimento. 


“Te Levo de Milhas” 
 – O programa vai mostrar por meio de histórias reais e conteúdos inéditos todas as curiosidades sobre o universo das milhas, formas de acúmulo e resgate, além de dicas para obter o melhor dos programas de fidelidade. Serão dois episódios semanais com apresentação de Titi Müller, escolhida justamente por ser uma personalidade com muita afinidade dentro do segmento viagens. Por meio de entrevistas e conteúdo didático, Titi mostra como as pessoas podem usar e acumular milhas no dia-a-dia. Na estreia, a chef e apresentadora Bela Gil compartilha as suas dicas e conta mais sobre os destinos que já alcançou com milhas.

A Spray é a responsável junto com Smiles pela estratégia, criação, produção e gestão do novo canal, projeto viabilizado pelo núcleo de Social Entertainment da produtora. “O conteúdo foi pensado para aproximar as pessoas do assunto. É um reality show que ganha vida no YouTube e Instagram do canal”, destaca Rodrigo Gameiro, head de planejamento e criação da Spray.

A Revrb, startup do segmento de Marketing & Comunicação que promove novas relações empresa-consumidor, trouxe para a plataforma educacional da Smiles uma solução inédita no mercado: o Smart Content. Os capítulos do novo programa conterão um som inaudível que somente smartphones e navegadores de internet serão capazes de captar. A solução da Revrb será instalada no aplicativo Smiles após a sua atualização e também em browsers após o aceite no Chrome Extension Smiles. Assim, tanto os celulares quanto os browsers dos usuários serão capazes de gerar interações em tempo real nos episódios do canal.

“Cada capítulo vai ter uma atividade diferente que conversará diretamente com o usuário no momento da exibição do conteúdo. Essa nova forma de interação vai ajudá-lo a consolidar os conteúdos do canal, fazendo que aproveitem ao máximo os benefícios dos programas de fidelidade. Estamos mais do que felizes em participar dessa grande iniciativa da Smiles, que, por meio da Revrb, pretende proporcionar uma experiência inovadora não só para seus clientes, como para qualquer pessoa que queira saber mais sobre programas de fidelidade”, explica Thiago Torres, Partner & CEO da Revrb.

É urgente promover uma educação financeira para o uso de milhas. Acreditamos que é ensinando o caminho que se mudam histórias”  – Loraine Ricino, diretora de marketing da Smiles 

O conteúdo do novo canal foi pensado para aproximar as pessoas do assunto. É um reality show que ganha vida no YouTube e Instagram do canal” – Rodrigo Gameiro, head de planejamento e criação da Spray

Cada capítulo vai ter uma atividade diferente que conversará diretamente com o usuário no momento da exibição do conteúdo”  –  Thiago Torres, Partner & CEO da Revrb

Retomando:

Essa iniciativa é interessante, todavia preocupante, pois será que é do interesse da Smiles ensinar a realidade do mercado de milhas para os consumidores? Será que irão recomendar que não transfiram pontos do cartão para a Smiles pois os valores do resgates são absurdos? Será que vão reiterar que as passagens não são reembolsáveis e você perde todo o seu saldo caso adquira uma tarifa comercial? Será que irão educar de forma correta o consumidor ou irão criar mais uma forma de sugar pontos?

Sim, o programa Smiles hoje é o menos pior do mercado brasileiro e tem vantagens, mas será que a iniciativa é para ensinar o povo a fazer melhor uso do programa ou simplesmente estimular a troca de milhas? São muitas possibilidades e com o capital do marketing da Smiles a penetração vai ser grande. O que você acha dessa iniciativa? Confia que será um programa de cunho puramente educacional de alto nível?

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.