Em reportagem da Reuters, o veículo, afirma que as condições de mercado afastam as empresas aéreas internacionais do Brasil. Você pode ler a reportagem completa clicando aqui.
Como já explicamos em outro artigo, o maior de todos os problemas é o valor do dólar, que atingiu a máxima do ano hoje no fechamento a 5,42 reais, e esse é um problema complicado pois os custos são em dólar, mas o lucro é em real. Como assim?
Todo o custo de passagens é calculado em dólar, no entanto quando a venda de passagens é feita no Brasil, é levado em consideração o cenário de valores em real, e quando o dólar sobe, a demanda naturalmente cai, pois muitos deixam de viajar em função do custo de viagem no exterior. Vejamos um exemplo hipotético:
O custo de um assento para a linha aérea no trecho GRU – MIAMI custa 1000 dólares e esse custo independe do valor do dólar, é praticamente um custo fixo, e o valor cobrado é 1.1 mil dólares com uma margem de 100 dólares de lucro por assento, mas se o valor da passagem é de 5 mil reais com o dólar a 2 reais, a cia aérea receberá 2.500 dólares, ou seja, terá um lucro de 1.500 dólares, mas se o dólar custar 5 reais, a empresa aérea receberá 1 mil dólares “empatando”, porém com o dólar a 5,42, a cia aérea estará operando no prejuízo. Esse é somente um exemplo para mostrar como o aumento do dólar traz prejuízo para a cia aérea.
Muitos podem até dizer que basta a cia aérea aumentar o valor da passagem, mas não funciona assim, o valor do assento é composto de todo uma equação baseada na oferta e na demanda com travas e matches da concorrência.
Então a reportagem realmente traz preocupações, mas também chama atenção para um item desnecessário, a questão da judicialização no Brasil, que ocorre por falha das cias aéreas, e não pelo mero querer dos clientes.
Já explicamos bastante aqui que para entrar com um processo judicial em face de uma cia aérea é necessário ter uma justificativa, pois não tem como acionar judicialmente simplesmente por não gostar do serviço, e aqui no Brasil, ainda, muitos poucos entram com processo judicial, essa é a verdade, e o que ocorre de fato é que as cias aéreas cometem muitas falhas e abusos.
A depender do andar da economia, que de acordo com os especialistas, não está bom, poderemos em breve verificar uma redução na demanda pressionando o valor das passagens aéreas, porém isso realmente afasta novas empresas do Brasil.
Infelizmente a situação do país não está boa e só tende a piorar, e esperamos que a situação possa melhorar em breve, porém o horizonte não sinaliza um bom futuro. Esperamos estar errados. E você? Qual sua opinião a respeito?