Há algumas semanas atrás todos tivemos conhecimento sobre o caso chocante em que duas brasileiras tiveram suas malas trocadas por outras contendo drogas, e isso acarretou a prisão de ambas durante 38 dias na Alemanha.

Anúncios

E o maior questionamento que surgiu desse caso amplamente divulgado pela mídia é se estamos seguros em aeroportos brasileiros. Apareceram algumas pessoas emitindo opiniões, algumas autoridades sugerindo fotografar as malas, mas  verdade é que NÃO estamos nem um pouco protegidos.

Anúncios

Por mais que você embale, fotografe ou marque sua mala, se alguém depois trocá-las, você será recebido pela polícia aduaneira como foi o caso acima, sem nem mesmo a chance de contestar.

Mesmo que você não despache sua mala, um agente interno pode imprimir etiquetas e despachar malas em seu nome, ou seja, simplesmente não despachar malas não resolve nada como sugeriu a reportagem do Fantástico.

É muito triste constatar essa falha de segurança, mas infelizmente esse comércio internacional de drogas movimenta muito dinheiro, e isso dificilmente irá parar por aí. 

Existe talvez uma única maneira de não entrar em apuros, a saber que atualmente quase todas as cias aéreas disponibilizam o rastreio de bagagens em seus apps, vale tirar um print quando vc despacha e conferir minutos antes do embarque se as “tags” permanecem as mesmas, ou então caso apareça alguma “tag” e você não tenha despachado nenhuma mala, desembarque imediatamente e procure a polícia federal, pois nesse caso você consegue solucionar esse problema ainda no Brasil.

Lembramos que alguns países do sudeste asiático como Indonésia, Malásia e Cingapura, o tráfico de drogas tem pena de morte, então tenha especial atenção quando for viajar para esses destinos, estando em vigilância constante de seus pertences.

É muito triste ter de escrever isso, mas não podemos “vacilar” em alguma situações delicadas. Estejam vigilantes e conte conosco caso aconteça algo do tipo com você. Escreva para nós e tentaremos dar o máximo de publicidade para que você não seja vítima dessas organizações inescrupulosas que atuam nos aeroportos. Desejamos a todos uma boa e segura viagem!