No dia antes de ontem divulgamos em primeira mão as mudanças no AAdvantage para o ano de 2022, porém o programa não foi completamente diferentemente do que muitos estão acreditando. 

Como todo programa de fidelidade de cia aérea, o AAdvantage possui 3 formas de operação, que são a forma de acúmulo, a forma de resgate e a forma de categoria elite. Tanto a parte de acúmulo e resgate não sofreram qualquer tipo de mudança. Apenas a forma de qualificação elite mudou. E como ficou?

Até então era possível conseguir status na categoria elite somente voando e gastando na cia aérea através das métricas de EQM (distância voada) ou EQS (quantidade de segmento de voos) e EQD (valor gasto em passagens).

A partir de 1º de janeiro de 2022, todas essas métricas deixarão de existir e a pontuação que contabilizará para a qualificação elite será chamada de Loyalty Point (Ponto de Lealdade). Mas o que será esse Loyalty Point? O ponto de lealdade será acumulado na taxa de 1 milha advantage para 1 ponto de lealdade conforme o quadro abaixo no que foi divulgado pela cia aérea até o momento:

  • Voos na American Airlines, cias Onewolrd e cias aéreas parceiras;
  • Milhas base nos cartões cobranded, inclusive os brasileiros; e
  • Milhas adquirida pelos portais de compra como AAdvantage Eshopping, Edining, e Simply miles.

Mas como será a contagem desses pontos de lealdade quando você compra e voa com a American Airlines?

Desde 2016 a AA utiliza o valor do bilhete para computar as milhas base logo, se você compra 1 passagem de 1 mil dólares você irá pontuar 1000 x 5 = 5 mil milhas base. Essas 5 mil milhas base serão 5 mil pontos de lealdade. 

O interessante é que os bônus elite também contarão para os pontos de lealdade, logo se você for GOLD irá pontuar 7 mil pontos de lealdade numa passagem de 1 mil dólares, pois receberá 1 mil x 7 = 7 mil milhas.

Esse mecanismo irá facilitar bastante a requalificação elite para quem já possui status, e no caso a categoria elite mais alta, o EXECUTIVE PLATINUM, como pontua 11 pontos por dólar, exigirá um gasto de aproximadamente 18 mil dólares, se você apenas voar.

E nas parceiras como fica?

Sabemos que a AA não tem como saber quanto você paga no ticket da cia parceira, então as milhas são concedidas conforme tabela de cada parceira baseado no número de milhas, e aqui temos um ponto importante. Caso apareça algum bug em uma cia aérea parceira, esse bilhete irá gerar bastante pontos de lealdade, pois as tabelas de acúmulo das parceiras são baseadas na distância mais o bônus de cabine e também o bônus elite.

Vamos dar um exemplo aqui, uma passagem da British Airways em classe executiva promocional de São Paulo para Londres pontuará 11.727 milhas base + 2.931 milhas de bônus na cabine + 14.072 milhas da categoria elite (EXP) totalizando 28.730 milhas que serão os pontos de lealdade. Perceba que apenas 7 passagens dessa são necessárias para requalificação elite para a categoria elite máxima.

Isso tudo que falamos até aqui se restringe apenas a voos, mas além de pontuar voando, a partir de 1º de janeiro de 2022 será possível pontuar também nos parceiros de marketplace da American Airlines como nos portais de compra (Eshopping, Edinning, SimplyMiles) e o mais importante de tudo no cartão de crédito Santander AAdvantage. Mas como funcionará esse acúmulo?

A forma de milhas base está confundindo muitos no que diz respeito aos cartões santander aadvantage, então vamos explicar aqui. As milhas base dos cartões cobranded depende da variação do cartão a saber:

  • Santander AAdvantage Gold: 1 milha base por dólar
  • Santander AAdvantage Platinum: 1,5 milhas base por dólar
  • Santander AAdvantage Black: 2 milhas base por dólar

Essas milhas base são as únicas que contabilizam para os pontos de lealdade, logo para se qualificar para a categoria elite máxima da AA, caso você apenas gaste no cartão de crédito, serão necessários os seguintes valores para a variante do cartão contratado:

  • Santander AAdvantage Gold: 200 mil dólares no ano
  • Santander AAdvantage Platinum: 134 mil dólares no ano
  • Santander AAdvantage Black: 100 mil dólares no ano

As milhas da promoção Bateu Ganhou, aceleradores de pontos, outras promoções do Santander, compras na AA e no exterior NÃO irão contabilizar para os pontos de lealdade. Com isso alguns podem achar valores absurdos de gasto para qualificação, MAS até então NÃO era possível pontuar na categoria elite via cartão de crédito, e o mais importante de tudo é o stacking (empilhamento) que pode ser feito para atingir o status elite.

Então como exemplo vamos supor que iremos fazer uma viagem para os EUA e teremos os seguintes gastos, todos no cartão de crédito:

  • Passagem de 2 mil dólares;
  • Gastos no portal de shopping de 2 mil dólares;
  • Gastos no portal de Edinning de 1 mil dólares;
  • Todos esses gastos no cartão de crédito.

Supondo que você não tenha status nenhum na American Airlines você irá receber:

  • 10 mil pontos de lealdade na passagem;
  • 2 mil pontos de lealdade no portal de shopping;
  • 1 mil pontos de Edinning;
  • 10 mil pontos no cartão BLACK.

Nesse evento você pontuará um total de 23 mil pontos de lealdade, e isso se você tiver começando do ZERO na categoria elite, pois se tiver status ainda tem o bônus da categoria elite a ser contabilizada.

A cia aérea ainda NÃO divulgou todas as formas de acúmulo de pontos de lealdade, mas já garantiu as que divulgamos acima, logo ainda existirão mais formas de acumular pontos de lealdade além dessas. Com isso para atingir a categoria elite em 2022, serão necessários os seguintes níveis de pontos de lealdade:

Perceba que no exemplo acima, caso você já possua categoria elite, já seria possível renovar para o GOLD em apenas 1 viagem. Além da categoria elite você receberá prêmios extras se e somente se voar 30 segmentos no mínimo e cumprir os seguintes requisitos conforme o quadro abaixo junto com alguns exemplos de prêmios a serem liberados:

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022 irão ser contabilizados para a qualificação de 2023, logo você terá 2 meses extras para a qualificação do próximo ano. A cia aérea também anunciou que todos os  status serão prorrogados até 31 de março de 2022.

Uma coisa muito importante é que a qualificação anual deixará de ser de janeiro a dezembro, mas sim de 1º de março a 28 de fevereiro, e a validação do status elite vencerá sempre em 31 de março de todo ano. Infelizmente o programa lifetime se mantém inalterado.

Sabemos que são muitas informações, e por isso estaremos realizando uma live para falar e responder perguntas sobre o assunto. Você pode se inscrever no canal e clicar no botão para ser lembrado da transmissão que será às 19h30 de hoje, dia 28 de outubro de 2021. Você também pode assistir a gravação aqui, ou ao vivo no horário mencionado. Até lá!

 

Para maiores informações sobre as mudanças no programa você pode clicar aqui.