O atual ministro dos portos e aeroportos disse em entrevista hoje que está revendo a questão de restrição dos voos no aeroporto regional do Rio de Janeiro Santos Dummont.
Tal conduta é um erro, pois já está nítido a melhora e aumento de movimentação no Rio Galeão. A Gol aumentou a demanda no Rio Galeão e os voos estão indo muito bem.
A realidade é que a cidade do Rio de Janeiro atualmente não comporta 2 aeroportos, e a melhor decisão seria encerrar as operações no Santos Dummont, pois o aeroporto não tem capacidade para operar como HUB, conforme as aéreas querem.
Infelizmente as aéreas utilizam de suas rotas para pressionar a situação, pois demanda para e de a cidade do Rio de Janeiro existe, porém somente para um aeroporto, e com o foco no Rio Galeão, teremos um hub de aviação muito forte com possível enfraquecimento do aeroporto de Guarulhos.
Obviamente que tal situação é difícil de enxergar por “achismo” e “desejismo” de voar de e para o SDU por aqueles que interessam. Existe toda uma briga política por trás disso em virtude da administração da Infraero e a concessão do Rio Galeão que o público não tem ciência.
Fato é que se o Rio Galeão for privilegiado, irá se tornar o melhor e maior aeroporto do Brasil, pois a demanda atual é para a cidade do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, turística, e não São Paulo, que força o aeroporto de Guarulhos, por ter um hub forte que alimenta voos nacionais. Essa é a verdade.