Ícone do site Mestre Das Milhas

Receitas milenares, drinques e os famosos cafés coreanos são destaques do 17° Festival da Cultura Coreana

O cremoso café Dalgona, inspirado no K-Drama Round 6, além do Yuja Ade, bebida refrescante, com baixo teor calórico, que usa como base uma geleia de frutas cítricas coreanas, são alguns destaques das atrações gastronômicas do 17º edição do Festival da Cultura Coreana, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto (sábado e domingo), das 11h às 20h (expositores continuam até 21h), na Praça Tiradentes, no Bom Retiro, São Paulo.

A entrada é gratuita, sendo realizada próximo à estação Tiradentes. Acesso pela linha azul do metrô.

O evento, que também reserva atrações no espaço Oswald de Andrade, a duas quadras da Praça, é realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos, com o apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil, do Comitê de Desenvolvimento do Bom Retiro (Feira do Bom Retiro) e da Prefeitura de São Paulo, junto à Subprefeitura da Sé.

Durante os dois dias de Festival, os visitantes terão acesso a uma diversidade de receitas milenares e curiosidades da gastronomia coreana e influências, e à versatilidade de drinques e coquetéis feitos com vinhos e demais destilados à base de arroz. Com curadoria gastronômica assinada pela Feira do Bom Retiro, serão mais de 30 expositores com opções a preços atrativos entre R$10 e R$40.

Entre elas, se destacam as versões não apimentadas do Topokki, com molho rosé, e o Tanghulu, espeto de frutas como morango, mirtilo e uva coberto por um caramelo macio, levemente parecido com a maçã do amor. Será possível ainda encontrar o tradicional kimchibulgogi, batata tornado e o hot dog coreano no palito.

Os K-sweets, que incluem snacks coreanos, biscoitos e doces de chocolate, e os K-café (aliás, uma paixão nacional em comum) com café, chá de yuja e sucos coreanos, além dos K-street food, como miojo coreano, poderão ser conhecidos em uma degustação gratuita oferecida no stand da aT Center São Paulo. Aqueles que participarem da ação poderão receber brindes (sacolinhas de K-food – enquanto durarem os estoques) e tirar uma foto no local, que reserva uma surpresa para os amantes de K-drama. A degustação vai acontecer sem interrupção, entre 12h e 21h, sujeita a alterações.

Drinques e coquetéis

Os visitantes terão diversas opções de drinques feitos com o Soju e o Makgeolli (vinho de arroz coreano), incluindo aqueles que levam geleias caseiras. Aliás, será possível encontrar as garrafas dessas bebidas vendidas à parte. No caso do Soju, podem ser encontrados do tradicional aos saborizados, com morango, uva, blueberry, entre outros.

Outro destaque é o tradicional Somaek, coquetel coreano com Soju e cerveja, além das caipirinhas feitas com Soju e bebidas sem álcool.

Destaque também para o café Dalgona, inspirado no K-Drama Round 6, e o Yuja Ade, bebida refrescante que usa como base uma geleia de frutas cítricas, é uma opção de drinque com teor calórico mais baixo e saudável, além de ser instagramável.

Atrações internacionais

Além da gastronomia, no palco principal, o Festival reserva aos visitantes a atração internacional NTX, que está em sua primeira turnê no Brasil. Outro momento aguardado é a final da 12ª edição do Concurso K-Pop Festival, com a participação de covers de diferentes estados brasileiros. Performances de dança, canto, artes marciais, entre outras, também fazem parte da programação sequente de apresentações.

Para os fãs de K-drama e literatura, a dica é participar do Simpósio de Literatura Coreana, que acontece no Oswald de Andrade. No local, haverá rodas de conversas com especialistas em cultura pop sul-coreana e o fenômeno Hallyu no Brasil. Ainda no Oswald, acontece a apresentação do HOME DUO, em seu primeiro tour no Brasil, com a cantora de jazz coreana Song Yi Jeon e o violinista brasileiro Vinicius Gomes. Ainda no espaço, acontece uma exposição de cerâmica, pintura, caligrafia, escultura, feita pela comunidade coreana, com dobraduras, pintura e cerâmica.

Além das performances artísticas e atrações gastronômicas, o Festival da Cultura Coreana ainda contará com barracas para vivências em diferentes expressões culturais coreanas, além de um espaço K-Beauty dedicado aos produtos de beleza e de cuidados pessoais, outra febre vinda do país.

O evento é realizado desde 2006, sendo parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. Ele ocorre anualmente em agosto, no multicultural bairro do Bom Retiro, considerado desde 2010 o “polo cultural das tradições coreanas”, pela diversidade de comércio e serviços, restaurantes típicos, padarias e cafeterias ao estilo coreano.

A programação completa está disponível no perfil oficial do Instagram, @festivalculturacoreana (programação sujeita a alterações).

Serviço: 17° Festival da Cultura Coreana

Programação: Praça Tiradentes

Sábado 17/agosto

Domingo 18/agosto

Programação: Oswald de Andrade

Sábado 17/agosto

Domingo 18/agosto

Sair da versão mobile