Ontem o Smiles fez uma promoção com 70% de bônus na transferência de pontos do cartão de crédito e ainda concederia uma voucher de 85% de desconto para a compra de 20 mil milhas, o que traria o valor da milhas para cerca de 1 centavo de real.

Uma excelente promoção do Smiles, certo? Só esqueceram de mencionar que inflacionaram vários resgates, alguns em cerca de quase 50%.

Reparem que o resgate da Copa na classe executiva do Brasil para os EUA está cobrando 146 mil milhas smiles, o que representa um aumento de quase 50% em relação ao valor anteriormente cobrado, a famosa Qsuites que era 110 mil milhas, depois 140 mil milhas e agora 180 mil milhas, num aumento de quase 40% do valor anterior e quase 70% do valor originalmente praticado.

É muito triste ter de escrever sobre isso, mas o alerta se faz necessário, principalmente quando existem sites que tem parcerias com o programa para propagandear a “grande oportunidade”, quando na verdade o programa dá com uma mão e tira com a outra.

É importante destacar que o programa nada fez de errado, apenas segue sua tabela dinâmica que já é uma afronta ao cliente fiel, pois retira desse a expectativa de um resgate por um determinado valor, e não existe travel hacker que dê jeito nisso, pois a verdade é que somos todos “travel hostages”.

E daí surge o questionamento: Será que vale a pena transferir milhas para lá? Será que mesmo com 70% de bônus e 85% de desconto na compra de apenas 20 mil milhas é um bom negócio? A parceria da Accor já não aparece mais e até o presente momento não tivemos retorno da empresa. Onde estão o respeito e transparência da empresa para com o cliente?