Amigos, estamos nos aproximando do maior evento de premiação de programas de fidelidade do Mundo, o Freddie Awards, e caso você ainda não tenha votado, peço encarecidamente que vote aqui. Todo ano, eu sempre voto nos três melhores programas de fidelidade do Brasil, e vocês sabem por que faço isso? Porque eu tenho a esperança que se caso um dos programas brasileiros consiga vencer em pelo menos uma categoria, isso vai gerar uma corrida competitiva para que os outros também se interessem em ganhar, e que com isso inicie-se uma competição para melhor atender os clientes dos programas no Brasil. Tudo bem que é esperança, mas a esperança é a última que morre.
Então gostaria de pedir mais uma vez que vocês tirem alguns minutos do seu tempo para dar o seu voto, e trazer essa premiação mais perto do Brasil, e expor os programas de fidelidade à concorrência. Os programas todos, sem exceção, pioraram, então chegou a hora de você apontar isso. Vote no menos pior, igual nas eleições, quem sabe surge uma vontade de melhorar algum programa para que este então sagre-se vencedor na próxima edição.
Por falar em Freddie Awards, gostaria de comunicar a todos que iremos estar presente pelo terceiro ano consecutivo, cobrindo o evento com exclusividade para o Brasil, afinal o blog é o único que divulga e estimula a participação de todos nessa votação, que segue padrões sérios, e representa a realidade daquela maioria que participa, livre de vícios, independente de quem esteja patrocinando o evento. Aproveito para revelar qual programa no Brasil recebeu o meu voto deste ano, e foi o Smiles. Muitos podem discordar, até eu mesmo discordaria de mim mesmo, mas com as recentes mudanças do Latam fidelidade, e a fraqueza de promoção e alcance do Amigo e Tudo Azul, aliado as recentes alterações no Programa Smiles me fizeram dar o voto nesse programa. Obviamente que na opinião do Blog qualquer programa brasileiro precisa melhorar e muito, e eles perdem oportunidade atrás de oportunidade para angariar mais clientes, como por exemplo a falta de um match no Smiles e Latam, a falta de pontos para passagens promocionais no Latam, reduzir o acúmulo de milhas nas parceiras pela Latam, bem como o aumento de sua tabela de resgates, igual no Smiles que pede uma quantidade absurda para as cias do Oriente médio em suas cabines premium. Esses são alguns exemplos que não irão trazer prejuízo ao programa ou a empresa se forem melhoradas, mas irão trazer clientes, e é uma pena que os programas não tenham a visão qualificada para enxergar essa obviedade.
Apesar de tudo, continuamos na luta pela melhora dos programas de fidelidade, expondo sua realidade aqui com imparcialidade e técnica, e com isso contamos com a sua participação para nos ajudar a incitar essa fagulha competitiva no nosso mercado nacional de fidelidade. Já votou no Freddie Awards? E na sua opinião qual o melhor programa de fidelidade do Brasil? Amigo, Latam Fidelidade, Smiles ou Tudo Azul?
*Imagem retirada do site oficial do aeroporto internacional de Guarulhos.