Mestre Das Milhas

Qsuites, será mesmo a melhor executiva do mundo?

[dropcap]A[/dropcap] Qatar introduziu a Qsuites já há algum tempo e anunciou sua nova classe executiva como a First em Business. Mas será isso mesmo? E sim, existe duas respostas para essa pergunta. Vamos ao relato primeiro.

Uma dúvida de muitos é com relação a essa parada em São Paulo e já adiantamos que não existe necessidade de sair do avião, pois ocorre a troca da tripulação, e o transbordo dos passageiros em trânsito, mas quem estiver com destino final a Doha, pode ficar relaxando no avião.

O Voo foi o QR 774 que vem de Buenos Aires, para em São Paulo e segue para Doha, no Qatar. Na primeira perna foi praticamente vazio e tive a oportunidade de vir na classe executiva sozinho. Foi servido apenas um lanche e a tripulação foi muito atenciosa, mas só havia eu na cabine.

Agora vamos as fotos do assento e seus controles:

O assento é muito bonito e amplo, e como você pode ver nas fotos é possível transformar numa cama de casal os assentos do meio ímpares. Você também já viu o lanche servido na primeira perna, agora veja o café da manhã e em seguida o jantar.

Agora vamos a avaliação do serviço em si, na primeira perna para um voo de 2h não houve o que reclamar, pois tivemos 4 comissárias para dar atenção e ainda a cabine executiva toda. Foi tudo muito bom, e fizemos uso da cama de casal do assento 7 do meio.

Já na continuação para Doha, como o voo foi lotado, preferi ir em um assento único, até para avaliar de verdade a experiência da maioria dos passageiros e foi aí que tiramos a conclusão de que a Qatar não tem a melhor classe executiva do mundo.

Antes de mais nada cabe ressaltar que para quem viaja no meio com 2 assentos, realmente a experiência é incrível pois dormir em cama de casal durante voo longo é praticamente uma exclusividade da Qatar, e nessa situação específica, sim é a First em Business.

Todavia, viajando sozinho, a cabine executiva da Qatar é boa, mas só isso, pois não tem nenhum diferencial, além da portinha que fecha. Além disso houve uma coisa que incomodou bastante no assento único, que quando vira cama, a dobra que se situa na junção logo abaixo do fim da costela tem uma haste que atrapalha muito você dormir.

O serviço também deixou muito a desejar, pois a cabine estava cheia dessa vez e caso você não pedisse literalmente a o serviço iria ficar sem comer, e isso foi decepcionante, pois faltou proatividade dos comissários, diferente do que ocorre em outras cias aéreas.

Apesar de não ser tão privativa como a Qsuites, achei a Nova Polaris da United, tanto assento, como serviço melhor que essa experiência na Qatar Airways. A suíte da nova executiva da Qantas então dá um banho em todas e atualmente é a melhor do mundo na minha opinião, e olha que possuo status máximo tanto na Oneworld como na Star Alliance.

Até o serviço na Cathay em classe econômica foi melhor que o da Qsuites, pois em momento algum houve um reconhecimento do Oneworld Emerald, faltou proatividade, e somente no final o chefe de cabine veio agradecer por voar com a Qatar, mas isso é padrão.

A única coisa que considerei melhor na Qatar do que nas outras executivas mencionadas acima foi a seleção de comida e bebida. Tirando isso, não é tão imbatível assim. Foi feito muito marketing em cima, e só mesmo viajando num assento sozinho para tirar essas conclusões.

Agora, ressalto de novo, que para quem viaja nos assentos do meio de número ímpar e tem a felicidade de não ter ninguém no outro assento terá uma experiência imbatível, mesmo com um serviço que deixe a desejar. 

Aprendemos com essa experiência que a Qatar investiu muito na imagem e focou muito justamente no ponto forte que é a possibilidade de viajar dormindo numa cama de casal, o que acabou tirando de foco os demais aspectos a serem levados em consideração num voo de longa duração.

Essa foi a nossa avaliação e opinião a respeito da experiência como um todo, e não só levando em consideração apenas o fator cama. O vídeo infelizmente ficará disponível somente em algumas semanas em virtude da edição, que necessita de equipamento com mais capacidade para renderizar o vídeo do que nós possuímos nesse momento me viagem. 

Caso vocês tenham alguma dúvida em relação a essa experiência, deixe seus questionamentos no comentário, e tentarei responder o mais breve possível. 

 

 

Sair da versão mobile