O Santander anunciou na última semana os novos cartões de crédito que irá comercializar, os cartões da marca American Express. Havia muita expectativa, pois era uma chance única de o banco conseguir se diferenciar da concorrência, mas infelizmente não aconteceu.

O acúmulo de pontos seguirá os concorrentes pontuando 2.2 pontos por dólar na sua variantes The Platinum Card, porém no programa Esfera, que sabemos que atualmente é um programa fraco. 

Ficou um verdadeiro mistério sobre a questão do Membership Rewards, mas de fato o que vai ocorrer é que clientes do Amex Santander terão acesso a uma seção exclusiva dentro do programa Esfera com alguns parceiros a mais, hoje somente o Hilton e Delta confirmados.

E aqui precisamos dizer que a transferência para ambos esses parceiros internacionais mencionados acima não se justifica, primeiramente porque os pontos da rede Hilton são fáceis de conseguir em promoções e as milhas do Delta Skymiles são muito desvalorizadas, sendo hoje considerado um dos piores programas de milhas do mundo, tendo sido apelidado inclusive de “Skypesos”.

Segundo que os benefícios do Membership Rewards também não vieram, apenas aqueles 2 status de hotel que já existem na bandeira do Bradesco, ou seja, absolutamente nenhum benefício adicional.

O The Platinum Card americano oferece Priority Pass ilimitado para o titular e mais 2 acompanhantes, já o novo amex TPC Santander apenas oferecerá 2 visitas anuais para o titular apenas.

Cabe ressaltar que nenhum cartão amex Santader terá acesso às salas Bradesco, o que diminui ainda mais o seu valor.

Com todas essas informações que temos até o presente momento somado a impossibilidade de isentar a anuidade no Santander, quem realmente deseja ter um Amex Brasileiro o caminho é o Bradesco ainda através de suas promoções, pois os benefícios são praticamente os mesmos com o diferencial de acesso às salas Bradesco no Brasil e acesso ao Livelo, que hoje é muito melhor que o programa Esfera.

O Banco Santander teve uma excelente oportunidade de lançar um produto atrativo e ter consigo o melhor cartão de crédito do Brasil, mas infelizmente não foi audacioso e lançou algo similar ao que já existe no mercado. Agora, só nos resta aguardar a distribuição do cartão em si para finalizarmos nossa análise com todas as informações quando o cartão estiver em pleno funcionamento no mercado brasileiro. 

Deixe nos comentários se concorda ou não com essa análise e se pensa em experimentar o Amex Santander e quais suas expectativas para o cartão.