Atualmente a implementação de uma tabela flutuante para resgates de milhas e pontos é o pior cenário possível para aqueles que participam dos respectivos programas de fidelidade das empresas que fornecem esse tipo de resgate.

Com essa tabela não existe segurança e os valores podem mudar a qualquer tempo sem qualquer tipo de aviso prévio. Geralmente quando são apresentadas pela primeira vez para o público o foco é na possibilidade de redução do valor para resgate, mas sabemos que isso é justamente o cenário mais remoto.

Pois bem, recebemos hoje informação do leitor Luiz Rodrigues, que nos informou sobre uma alteração na cobrança de resgates de passagens em classe executiva da Qatar Airways com milhas smiles. Veja como era e depois como ficou:

Considerando os valores normais usualmente praticados, houve uma inflação de quase 40%. E não foi somente aí que mudou não. Veja também a Primeira Classe de Doha para Perth, que era um dos melhores pontos, e apesar do aumento, ainda continua sendo excelente resgate do programa:

No caso acima o aumento foi de quase 30%. Todos os resgates em classe executiva e primeira classe com a Qatar aumentaram de valor, porém houve uma pequena redução nos resgates de classe econômica, e claro que o foco será este último.

A Smiles está dentro do direito e do regulamento dela, mas é nosso dever apontar aqui para essa distorção que só vem a prejudicar o cliente. Mesmo se tratando de tabela flutuante, a empresa poderia vir a público e indicar o aumento, já que costuma praticar valores fixos, mesmo se tratando de uma tabela dinâmica.

Em função dessa concepção que atualmente não recomendamos fazer uma poupança de milhas, mas deixar seus pontos bem guardados no programa do cartão, e só transferir os mesmos caso haja necessidade de um resgate iminente, pois utilizando exemplo acima quem gostaria de voar na Qsuites vai ser obrigado a desembolsar quase 40% a mais, o que apesar de ainda ser considerado um bom valor de resgate é aumento abusivo.

Imagine você que compre créditos para utilizar no futuro e de repente seus 10 mil reais se transformam em 6.200 reais, pois foi exatamente isso que ocorreu nesse caso. Por isso, diferentemente de outros veículos, nós expomos a realidade e não estimulamos transferências desenfreadas, a não ser que exista uma extrema necessidade por sua parte.

Obviamente que a empresa pode alegar que o reajuste protege a mesma a fim de consolidar os benefícios constantes ao cliente e blá blá blá, mas aviso que é bom nada, pelo menos por respeito e transparência ao seu cliente.