Restrições a voos, real desvalorizando mais que o Yuan, parece que só tem problemas chegando, mas é importante que você mantenha a calma e faça a melhor coisa quando se tem viagens pela frente, absolutamente nada. Por quê?

Quando você decide cancelar voluntariamente sua viagem, seja acomodação, transporte aéreo ou terrestre, existe uma multa envolvida, e isso pode te causar prejuízos. Logo, o mais correto a fazer é justamente aguardar a empresa entrar em contato com você.

Algumas empresas até o momento já enviaram emails aos seus clientes e estão permitindo reembolsos totais ou trocas sem qualquer aplicação de multas, como todas as cias aéreas americanas, a British Airways, a Air France/KLM, a Rede Hyatt, Mlife, Caesars, entre outras.

Então espere que a empresa tome a frente proativamente para evitar um prejuízo ao seu bolso. E se a empresa não fizer isso? Chegando próximo da sua viagem, e caso a empresa não ofereça nenhuma condição favorável, é hora de entrar em contato e discutir uma saída.

Utilize as ferramentas que você dispõe em último caso, como chargeback, seguros e outras proteções. O importante é manter a calma e tratar tudo com muito parcimônia. Um exemplo pessoal foi a viagem que faria agora para o Vietnã, Laos e Nepal. Tudo foi cancelado com reembolso integral, tanto hotel como aéreo, inclusive o aéreo foi reembolsado integral, mas a parte até os EUA permaneceu, o que acabou tornando a viagem de certa forma “gratuita”.

Estamos nos aproximando de um ponto em que em breve surgirão promoções e disponibilidades abundantes quando for retomada a normalidade, então é preciso que você esteja preparado para aproveitar o momento e poder conseguir viajar por valores bem atrativos, pois tudo é uma questão de tempo agora. Alguém aí tem algum problema que gostaria de dividir com a comunidade? Sempre podemos apresentar alguma solução que seja boa para você.