A novidade da semana é o lançamento do novo clube Smiles 20 e 25 mil. A Smiles lançou a modalidade do clube 20 mil para todos e 25 mil para um grupo específico de convidados. O valor de ambos é o mesmo. 

Agora vamos a realidade dos fatos, esse clube não traz nada de novo, além de conceder instantaneamente o status elite Diamante, o que considero um erro, pois é dizer o passageiro frequente da GOL que não interessa quantos trechos ele ou ela voe com a GOL, uma vez que qualquer um pode contratar o clube 20 mil e se tornar diamante.

O Clube custa 8.748 Reais no ano e vai te dar 240 mil milhas Smiles a um custo de 36,45 o milheiro, um valor absurdo para as milhas smiles, as quais são oferecidas tradicionalmente a 21 reais o milheiro com cupons, ou ainda 17,50 o milheiro em promoções combinadas e bonificadas com a Livelo.

Logo, a realidade dos fatos mostra que gastar essa quantia num Clube 20 ou 25 mil seria jogar dinheiro fora. Olha que isso é uma conta simples, pois não existem mais benefícios nenhum além das milhas e status diamante.

A realidade é que essa é mais uma forma de a empresa fazer caixa com aqueles que não tem conhecimento suficiente para ter noção de que esse clube é mais prejudicial do que vantajoso.

Até mesmo pelo status diamante, é mais fácil você comprar 30 trechos com o trecho médio a 200 reais com gasto total de 6 mil reais do que gastar mais de 8 mil reais no clube, e sabendo que na primeira opção você estará efetivamente voando.

Essa atitude do Smiles acaba me preocupando, pois demonstra como a empresa quer angariar dinheiro de forma rápida, e isso nunca é um bom sinal. Além disso, as milhas Smiles para uso vantajoso com as parceiras dependem de uma disponibilidade quase que inexistente, além de assentos fantasmas num sistema que sabemos que a TI é uma das melhores do mundo, logo tirem suas próprias conclusões.

A única coisa que podemos dizer é que com esse valor a contratação desses clubes só beneficia a empresa, uma vez que a maioria das pessoas não tem tempo efetivo livre para escolher datas de viagem onde tem a escassa disponibilidade de passagens prêmio. Alguém discorda de nossa avaliação, e se sim, por que?