Na segunda a Star Alliance enviou um comunicado à imprensa informando sobre o rompimento da parceria entre a Avianca e a Star Alliance. Vejamos:

A companhia aérea brasileira Ocean Air Linhas Aéreas S/A, baseada em São Paulo e que operava anteriormente como Avianca Brasil, deixará formalmente a Star Alliance a partir de 1º de setembro de 2019.

A saída da Ocean Air acontece após vários meses de estado pré-falimentar e a suspensão de seu Certificado de Operador Aéreo (COA) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Star Alliance mantém uma presença significativa e de longa data no mercado brasileiro, no qual atua continuamente desde a sua fundação, em 1997.

A partir de 1º de setembro de 2019, a Aliança contará com 27 companhias aéreas membros.

Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance, afirmou: “Ao ingressar na Star Alliance em 2015, a Avianca Brasil promoveu contribuições importantes para a nossa proposta junto aos clients no mercado brasileiro, e lamentamos esse infeliz acontecimento.”

“Quero ressaltar que a saída da Avianca Brasil não afeta de forma alguma a participação da Avianca S.A., nossa valiosa membro sediada em Bogotá, na Colômbia, que continua a contribuir significativamente para a Aliança na América do Sul.”

Onze das companhias aéreas associadas à Star Alliance disponibilizam operações diretas a partir de e para o Brasil: Air Canada, Avianca, Air China, Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Lufthansa, SWISS, South African Airways, TAP Air Portugal, Turkish Airlines e United.

Juntas, as companhias aéreas da Star Alliance operam 588 voos semanais de 11 pontos domésticos no Brasil para 17 hubs da Star Alliance, oferecendo conexões para 738 destinos internacionais, mais do que qualquer outra aliança de companhias aéreas.

 

Pois bem, então está resolvido que a partir de 1º de Setembro de 2019 a Avianca Brasil não fará mais parte da Star Alliance. 

Todos os bilhetes emitidos estão garantidos, porém muitos não observaram o maior problema de todos, que é a questão do status na Star Alliance. Muita gente ainda tinha seu cartão STAR GOLD que até então estava sendo honrado, porém isso irá acabar em 1º de Setembro de 2019.

Logo quem tiver o cartão GOLD do Amigo da Avianca Brasil, em menos de 1 semana, estará na prática despido do seu status GOLD da Star Alliance, e nesse momento nem a aliança e nenhuma cia aérea se movimentou para ajudar aos órfãos do programa amigo.

A essa altura do campeonato acredito ser muito difícil surgir algo para resgatar o pessoal com status GOLD do Amigo, mas nunca se sabe. Alguém acha que pode surgir algo ou já perderam a esperança e partiram pra outra?