Acabamos de ler um texto em um grande portal do Brasil, o UOL, sobre programas de fidelidade, e algumas passagens nos deixaram muito preocupados, pois parece que a intenção é de usar a atual crise para induzir o cliente a torrar seus pontos e com isso perder muito valor, exceto para a empresa gestora do programa é claro.

Transcrevemos um trecho abaixo:

“De acordo com Daniel Bicudo, diretor do programa de fidelidade TudoAzul (da companhia aérea Azul), seus clientes conseguem usar pontos acumulados para trocar por produtos eletrônicos, cosméticos e até álcool em gel. Estas aquisições podem ser feitas no shopping online TudoAzul, onde há oferta, por exemplo, de smartphones, videogames, bicicletas ergométricas e esteiras de corrida. São produtos que podem ser muito úteis na rotina das pessoas que estão em quarentena” 

Sim, é verdade, atualmente você pode trocar seus pontos por muitas coisas e a maioria dos participantes sabem disso, mas por que estimular isso num momento desses? Será que é prudente recomendar os clientes a trocarem seus pontos por álcool em gel?

O mais engraçado é que no avançar do texto é dito que pontos podem ser trocados por passagem, ora isso é óbvio, mas num tom de desestimular o cliente a fazer isso colocando diversos empecilhos. Sabemos que passamos por um momento ruim, porém é um momento, e não irá durar para sempre.

Além disso é também feita propaganda dos clubes de milhas e pontos justamente nesse momento. Ora, se não estimula o cliente a resgatar com passagens, por que diabos irá estimular o mesmo a gastar com clube de milhas e pontos?

Ao fim é dito que você pode aproveitar os programas mesmo sem viajar e é posto o link para o cadastro nos programas de milhagens brasileiros. 

Nosso entendimento, é certo que podemos utilizar os programas mesmo sem viajar, porém isso é altamente desaconselhável, uma vez que você perde um altíssimo valor de suas milhas ou pontos. Também ficamos estarrecidos de um grande portal veicular um artigo estimulando a compra de clubes de milhas ou pontos e no mesmo artigo estimulando a troca por álcool em gel, como se isso fosse uma grande vantagem.

É triste ler artigos desse nível na grande imprensa, pois embora não exista nenhuma informação incorreta, leva o leitor acreditar que é muito bom contratar clubes nessa hora e que os melhores resgates são qualquer coisa menos passagem aérea.

Por isso sempre recomendamos a leitura de veículos sérios que, apesar de não ter uma presença de destaque na grande mídia, tem informações valiosíssimas que irão sim ajudar você a melhor utilizar as suas milhas e pontos, principalmente nesse momento. Por isso recomendamos o site Pontos e Viagem, nosso colega do Boarding Area, e o Meu Milhão de Milhas, que são sites reconhecidamente sérios  e que colocam sempre o leitor em primeiro lugar.

Para quem está começando ou ainda tem um conhecimento básico/intermediário, nós compilamos um Ebook que pode ser adquirido aqui, e isso sim é um material que vai te ajudar muito a maximizar o uso das milhas e pontos, e tirar um enorme proveito do potencial tanto de acúmulo como de resgate. Use o código YOUTUBE10 para 10% de desconto.