Ícone do site Mestre Das Milhas

MORRE A CORRIDA DA MILHA

Pois bem, agora que já foi oficialmente anunciado o Novo Aadvantage para 2016, declaro aqui morta as famosas corridas da milhas, ou “Mileage Run” em Inglês. O Programa AAdvantage sofreu hoje uma grande facada, e era óbvio que o atual programa estava condenado, mas acreditem em mim quando digo que as coisas poderiam ter sido piores. 
Estou escrevendo esse segundo texto em forma de uma análise mais crítica a respeito das mudanças, agora oficiais. Pois bem, vamos começar do pior. ACABOU! Quem viajava por tarifas baratas para acumular milhas tem até a metade do segundo semestre para fazê-lo, depois disso é prejuízo. Vamos a um exemplo básico:
Antes:
GRU – HKG/SYD em Econômica: 25 mil milhas AAdvantage Normal ou 50 mil se for EXP/PLT
Novo Programa (Metade do 2º Semestre de 2016)
GRU – HKG/SYD em Econômica (1.000USD) = 5.000 milhas AAdvantage Normal ou 11 mil Milhas EXP. O Membro Platinum receberá apenas 8.000 milhas.
Com isso a conclusão que chegamos é que as milhas valorizarão, uma vez que será mais difícil de conseguir as mesmas, o que irá agregar mais valor aos cartões de crédito. E então vem a próxima perguntas: Uai, já que as milhas do AAdvantage irão valorizar-se, vale a pena então guardar. Certo? ERRADO. 
Pois existe uma outra alteração no programa. A partir de 22 de Março de 2016 todos os resgates serão baseados na nova tabela que você pode acessar pelo link abaixo. Houve muitas alterações, e não para a nossa surpresa, todos os valores aumentaram, com exceção dos voos TAM no Brasil que antes eram 10 mil milhas, e agora passarão a ser 7.500 milhas, em qualquer rota, o que é bom para quem quer ir para o Norte e Nordeste a partir do Sul e Sudeste.
Mas podemos exemplificar aqui excelentes resgates como Brasil – Europa em Primeira Classe antes por 90 mil milhas e agora por 120 mil, Brasil – Oriente Médio antes por 110 mil em Primeira e agora por 135 mil, e um dos “filet mignon” para quem viaja para a Ásia, EUA e Ásia e Primeira na Cathay antes por 67.500 agora por 120 mil. Então é melhor usar as milhas pagando menos do que guardá-las para uma eventual impossibilidade de uso em razão do valor futuro da tabela.
Agora vamos a notícia boa, apesar da tragédia acima. A qualificação será somente por meio de milhas e segmentos, e essas milhas baseadas em distância ainda com fator multiplicador. Ou seja, será possível voar menos e chegar mais longe na qualificação, isso porque antes não era possível juntar os pontos das classes premium com os da classe normal, e agora será, então com 2 viagens a Ásia ou Austrália em Executiva você já chega a Executive Platinum, ou mesclando 1 executiva com 2 em classe econômica. Com isso obviamente haverá mais elites no AAdvantage, e por isso eles reduziram o número de SWUs (Upgrades em todo o sistema) de 8 para 4 para os EXP a partir do próximo ano. 
Apesar de tudo, ainda continuo com o AAdvantage como meu programa principal. Piorou? Sem dúvida! Foi cópia da United? Algumas coisas sim, principalmente no quadro de acúmulo novo, o que achei ridículo da AA para alguém que disse que iria inovar. MAS é preciso destacar que esse ainda é o melhor programa do mundo com benefícios consistentes, no entanto estou curioso para saber como serão os resultados do Freddie Awards no ano que vem.  Dúvidas? Só comentar abaixo! Boa Viagem!
Sair da versão mobile