[dropcap]A[/dropcap] Livelo enviou o press release sobre o assunto o qual você pode ler abaixo, voltamos em seguida.

Anúncios

Graças a uma parceria entre a Livelo e a Cielo, os clientes terão a opção de usar seus pontos em estabelecimento físicos. A novidade estará disponível no primeiro trimestre de 2019. Com o aplicativo Livelo instalado no celular, o cliente poderá finalizar seu resgate fazendo a leitura de um QRCode – que é gerado pelas máquinas da Cielo – e usar seus pontos para resgatar os mais diversos produtos e serviços de seu dia a dia.

Anúncios

“A Livelo tem a inovação em seu DNA. Somos uma empresa democrática e moderna e temos como premissa tornar o uso dos pontos cada vez mais fácil e acessível. Com essa novidade, queremos levar os pontos Livelo para onde o nosso cliente estiver e seguir oferecendo a ele liberdade tanto para juntar como para trocar pontos e recompensas”, comenta Marcelino Cruz, diretor de Relações Comerciais da Livelo.

Solução inovadora, segura e democrática

Com este anúncio, a Livelo torna-se o primeiro programa de recompensas a oferecer a possibilidade de trocar pontos através de QRCode em lojas físicas. “Já tínhamos lançado ao mercado de turismo a possibilidade de utilizar pontos Livelo nas lojas físicas da CVC. Com esta novidade, estamos chegando aos mais diversos estabelecimentos independentemente do tamanho, setor ou localidade. Basta ele possuir uma máquina Cielo”, destaca o diretor da Livelo.

Além da inovação, a utilização do resgate de pontos por QRCode também se destaca pelo potencial de penetração e pela segurança, uma vez que a transação é autenticada, exigindo a confirmação por meio de senha ou biometria do próprio usuário. “A capilaridade de utilização dessa funcionalidade está diretamente ligada ao quão democrática ela é. Escolhemos a tecnologia de QRCode das máquinas da Cielo justamente por ser abrangente e não limitar a utilização apenas a celulares mais novos, sendo que, basta ser um celular com câmera para que a transação seja concluída”, explica o executivo.

Recompensa para o consumidor

Para realizar o resgate de pontos por QRCode em estabelecimentos físicos, o cliente precisa ter uma conta ativa na Livelo e o APP do programa instalado em seu celular, que deverá possuir uma câmera. Com isso, o cliente poderá solicitar ao lojista a conclusão por QRCode e utilizar o APP da Livelo para escolher resgatar com pontos. Para ser cliente da Livelo, o consumidor precisa entrar no site do programa e se cadastrar com um CPF válido, e assim começar a acumular pontos e resgatar recompensas de diversas formas possíveis. O programa de recompensas da Livelo é aberto para todos e não limita participação por banco, cartão de crédito ou companhia aérea.

Recompensa para o lojista

Para aceitar pontos Livelo em seu estabelecimento, o lojista não terá qualquer custo extra e nenhuma alteração no fluxo da transação. Os pontos serão convertidos apenas para os clientes, sendo que o lojista continuará recebendo o valor acordado com a Cielo. Além disso, o processo transacional, embora similar, ficará mais ágil, sem que seja necessário inserir o cartão na máquina. Em contrapartida, o lojista oferecerá a inovação ao seu consumidor, uma vez que passará a aceitar pagamento por QRCode, além de oferecer seus produtos como recompensas em pontos Livelo.

Retomando aqui, essa é uma péssima notícia, pois para viabilizar isso o consumidor terá obrigatoriamente de sair no prejuízo, já que a Livelo supervaloriza seus pontos no momento de transações com terceiros.

Isso pode ser o prenúncio de uma desvalorização dos pontos livelo. Ora, só seria vantagem para o consumidor se houvesse uma tabela fixa de valor, por exemplo 1.000 pontos = 70 Reais, tanto para compra como para venda.

Pois é muito bom para a empresa que você compre 100 mil pontos a 3.500 Reais com 50% de desconto, mas na hora do resgate, esses 100 mil pontos valerão no máximo para a compra de uma TV ou ar condicionado.

Então é necessário cautela, e preciso aguardar para ver como será viabilizado isso de forma que não venha a prejudicar o consumidor, senão o destino dos pontos será a lixeira. 

E você? O que acha dessa notícia? Acha que irá funcionar de modo a beneficiar o consumidor? Ou acredita que o mesmo será lesado com valores altos para resgate de valores nessa parceria com a Cielo?