Hoje o Latam Pass anunciou 4 novos benefícios a saber:

Anúncios

  • Eliminação da Taxa de serviço por resgate;
  • Excedentes e segmentos qualificáveis de 2022 creditados em 2023;
  • Central de atendimento exclusivo para Gold e Gold Plus; e
  • Latam Pass Itaú como critério de desempate para upgrade de cabine.

Tirando o último, todos já chegam atrasado e não é um benefício, mas obrigação do programa fazer isso pelo seu cliente leal. Daqui a pouco vão dizer que permitir você sentar no voo será um benefício.

Anúncios

Então na realidade não tem o que comemorar e sim cobrar mais da cia aérea, que muito em breve irá eliminar os cupons de upgrade ilimitado para os clientes Black e Black Signature, os quais já perderam o desconto na emissão e o mais importante de tudo cancelar ou remarcar bilhetes de pontos sem multa.

Ou seja, a Latam mais prejudicou do que reconheceu os seus passageiros mais frequentes, e é triste ver sites da comunidade comemorando tal anúncio como se fosse uma coisa maravilhosa, até mesmo jamais vista antes.

Nosso papel aqui é cobrar e sempre respeitosamente insistir que a cia aérea bem como o seu programa de fidelidade trate o seu cliente da mesma forma, com lealdade, afinal é nessa reciprocidade que se estabelece o relacionamento viajante frequente e leal.

Porém, conforme o quarto benefício, parece que a LATAM está preferindo quem tem cartões a quem viaja, igualzinho a American Airlines, introduzindo um critério de desempate com base em produto financeiro, quando o critério mais justo seria o TimeStamp, pois, alguém com o cartão Latam Pass poderá a qualquer tempo ser o primeiro da lista de upgrade sempre independente do horário que solicitou, já que o critério de desempate passa a ser o cartão de crédito. Logo, dois clientes Black Signature, aquele que tiver o cartão Latam Pass Itaucard, mesmo que viaje bem menos, terá prioridade sobre quem não tem.

Enfim, não há o que comemorar, e sim cobrar mais ainda, pois o programa da LATAM tem potencial, porém precisa ser entendido e estabelecer uma linha de lealdade para com o cliente, e não somente exigir do cliente que sempre cumpra as regras e acredite fielmente nos atendentes de call center quando esses são cobrados por constante erros na formulação de reserva de voos e afins.

E você? O que acha? Vai celebrar também?