ATUALIZAÇÃO: A LATAM Brasil esclarece que não comercializa a tarifa Basic e no momento não tem pretensão de comercializá-la.

Grifo nosso:

Porém, caso algum cliente brasileiro opte por comprar a tarifa separada para regressar ao Brasil seja por emitir um trecho por milhas ou reposicionamento devido a uma promoção, cairá na regra mencionada como o exemplo abaixo:

 

De forma bem silenciosa a Latam incluiu em seu site uma observação que desvaloriza os benefícios de todos os clientes elite. Essa observação pode ser achada clicando aqui. Vamos ver o que diz a mesma:

Perceba que para passagens compradas a partir do próximo dia 10 de setembro com tarifa basic, o cliente elite perderá todos os seus benefícios. Um dos melhores benefícios é a antecipação ou postergação gratuita no mesmo dia, bagagem, e  seleção de assento preferencial sem custo.

Lembramos que a partir do dia 20 de outubro haverão novos perfis de tarifa e embora tal tarifa não seja aplicada no mercado brasileiro nesse momento, nada impede a cia aérea de seguir nesse caminho.

Para a Latam, mesmo você sendo Black Signature, caso compre uma tarifa basic poderá terminar no fundo do avião, sem direito a despachar nenhuma bagagem e ainda entrará por último no avião.

Nem mesmo nos EUA com a tarifa Econômica Básica, as cias aéreas foram tão cruéis assim, permitindo embarque preferencial, seleção de assento no dia, e alguns outros benefícios.

É muito triste ainda que tal alteração ocorra de modo discreto sem qualquer aviso prévio. A Latam errou com seus clientes,  e mais ainda desvalorizou aqueles clientes que mais confiam na cia aérea. É muito triste isso.

Essas novidades não vem em bom momento e só servem para afastar ainda mais o cliente fiel da cia aérea. Deixe sua opinião nos comentários sobre o que você achou dessa atitude da Latam.