Em reportagem divulgada pela Folha de São Paulo foi informado que a partir desta quinta feira, dia 7 de março de 2024, clientes da cia aérea LATAM poderão usufruir dos privilégios do programa de milhagem, o LATAM PASS, para o resto da vida, ou enquanto o programa durar, pois caso a empresa vá a falência, esse benefício vai junto.
Mas existe um problema com tudo isso, de acordo com a reportagem, a empresa anunciou que irá selecionar os passageiros ao longo do prazo, o que torna tal benefício completamente desproporcional.
Todas as empresas que possuem tal benefício comumente conhecido como “lifetime” possuem regras para a conquista de tal benefício, como por exemplo voar 1 ou 2 milhões de milhas, ou ainda ter anos de status da categoria elite.
Esse tipo de benefício não é inédito ou exclusivo das cias aéreas. As redes de hotéis também possuem tal prêmio, como por exemplo a rede Marriott, a rede Hyatt, Hilton, entre outras.
No entanto todos tem algo em comum, que são as regras claras e públicas para que um cliente receba tal categoria.
A partir do momento que a empresa diz que irá selecionar clientes e não torna pública a regra, irá desprestigiar o seu cliente mais fiel, o que a cia aérea é notável por fazer para se promover, como por exemplo dar tablet a um influenciador por se tornar nível elite máximo da cia aérea, mesmo que não a utiliza de forma usual.
É triste ver uma empresa que tem cada vez mais limitando e desvalorizando seu programa anunciar tal benefício como algo seletivo para “supostos” clientes fiéis, quando aquele que voo regularmente e muito pode ficar de fora, pois não existem regras claras para tal.