A Latam enviou um comunicado hoje sobre a entrada da Latam Brasil no capítulo 11 dos EUA que trata da recuperação judicial. Veja o comunicado abaixo:

Em 26 de maio, compartilhamos com você a decisão voluntária das filiais do Grupo LATAM Airlines no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 da lei norte-americana. Esta foi, indiscutivelmente, a melhor alternativa para reestruturar nossas finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo.

E, assim, hoje (9/7), a LATAM Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária como um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus.

Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, aderir ao Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de financiamentos e fortalecer a nossa posição de liderança na indústria aérea.

Nosso relacionamento com você, cliente LATAM, segue sem alterações. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso em manter:

  • Todos os benefícios do programa LATAM Pass, assim como categoria e pontos vigentes;
  • Todas as passagens adquiridas, travel vouchers ou qualquer forma de crédito;
  • Parcerias com agências, parceiros associados aos programas de fidelidade corporativos e venda de passagens aéreas, em qualquer um de nossos canais;
  • Por fim, você segue interagindo com nossos operadores de atendimento ao cliente da mesma forma que sempre fez.

Estamos seguros de que esta é a melhor decisão para continuarmos voando por você no Brasil. Aproveitamos para indicar o site em que você poderá obter mais informações sobre esse processo: www.LATAMreorganizacao.com. Se preferir, nossos canais de atendimento estarão à sua disposição:https://www.latam.com/pt_br/central-de-ajuda/contato/todos-os-numeros-da-latam/

Continuamos comprometidos em conectar a América Latina ao mundo e em oferecer a você um serviço pontual, seguro e com todo o entusiasmo e a qualidade que você espera para continuarmos te levando cada vez mais longe.

É muito triste testemunhar não só a Latam, mas todo esse mercado aéreo em dificuldade em virtude do momento que estamos passando. Existem balizas que podem ser implementadas para diminuir esse problema, mas infelizmente, falta vontade política e administrativa.

Os Emirados Árabes deram um grande exemplo para o mundo, e certamente isso deverá reduzir o impacto na indústria aérea e de turismo daquele país. Caso não seja implementado um mecanismo para garantir uma viagem com segurança, não haverá outra alternativa senão a vacina ou um tratamento eficaz.

É importante ressaltar que a situação da LATAM é muito diferente da Avianca Brasil, porém os constantes cancelamentos logo após a venda de bilhetes começam a preocupar. A cia aérea continua voando também, logo ainda é um pouco cedo, mas fica difícil confiar. De qualquer forma continuamos a monitorar a evolução da situação e sempre que possível iremos atualizar você aqui.