Como todos já esperavam, a partir do dia 14 de março de 2017, todos os bilhetes comprados deverão seguir as novas regras de bagagem imposta pela ANAC, sendo que cada companhia aérea poderá arbitrar os valores do excedente, e a primeira a fazer isso foi a Latam, anunciando em conjunto como ficará também a questão para os clientes do programa Latam Fidelidade. 

1 – Mala de Mão: Vamos começar pelo mais fácil, a mala de mão, que a partir daquela data então poderá ser de até 10Kg se o passageiro estiver viajando de classe econômica, ou até 16Kg se estiver viajando de Classe Executiva. As regras sobre a dimensão da bagagem no entanto não sofrem alterações continuando a ser 55cmX35cmX25cm (altura, largura, e espessura).

2 – Bagagem Despachada: Nos primeiros meses, os clientes que emitirem bilhetes a partir do dia 14 de março terão direito a despachar um volume de até 23 quilos em voos dentro do Brasil e de/para a América do Sul. Para os demais voos internacionais, os clientes poderão despachar até dois volumes de 23 quilos cada. Já os clientes nas cabines Premium Business e Premium Economy poderão transportar até três volumes de 23 quilos. As regras relacionadas às dimensões da bagagem despachada seguem inalteradas, onde largura + altura + comprimento somados devem ter até 158 centímetros. 

3 – Excesso de Bagagem: Há alteração no pagamento do excedente de bagagem a partir do dia 14 de março, seja pelo call center, site ou pessoalmente no aeroporto. A cobrança será mais simples e feita por meio de taxas fixas por peça, por faixa de peso e/ou por tamanho excedente. Os valores variam de acordo com o tipo de voo: doméstico, América do Sul ou internacional. 

Segue um resumo das novas regras e cobranças, com os respectivos preços que entrarão em vigor em 14 de março:

 

Os clientes do programa LATAM Fidelidade das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão benefícios diferenciados relacionados à franquia de bagagem e, novamente, a companhia fará as mudanças em fases para que o cliente tenha tempo de se acostumar com os novos procedimentos.

Agora vamos falar sobre um tópico que ninguém abordou até o momento, que é a questão de despacho de bagagens de e para os EUA, onde atualmente você tem direito até 70 libras ou 32 Kg. Isso não é mencionado em lugar algum, tanto no site oficial da Latam, como no comunicado à imprensa, e a conclusão que nós chegamos é que isso acabou, e os limites de peso de e para os EUA serão os limites padrão dos destinos internacionais. Entramos em contato com a empresa, porém a mesma ainda não retornou uma posição oficial.

As mudanças não são ruins, e isso teoricamente irá permitir a redução dos valores da passagem, o que ainda estamos para conferir, mas com a movimentação atual, a tendência é de os preços abaixarem sim. Considero positiva essas mudanças para os viajantes frequentes, e até mesmo quem viaja esporadicamente, porém será muito ruim para quem costuma despachar muita bagagem. O que você achou dessas mudanças até o presente momento? Ainda está cético? Aprovou a franquia de bagagens para clientes elite?

Maiores informações no site oficial da LATAM.