Hoje é o dia em que respondo quase 1 mil mensagens de pessoas que perderam status seja na LATAM, na American, ou outro programa que o ano começa ontem, dia 1 de abril de 2025.
E infelizmente a resposta é a mesma: Você deveria ter se programado melhor e “entender” como funciona o mundo de milhas e pontos. Pare de executar fórmulas prontas e faça aquilo que irá te render.
Ao longo do último ano alguns vieram pedir conselhos, mas quase todos trilhavam o outro lado ao ter uma réplica negativa. Alguns exemplos são passagens recomendadas pelo site Passageiro de Primeira de utilizar dinheiro para comprar pontos e em seguida emitir.
Esse tipo de “manobra” só vale para quem viaja pouco e tem ampla disponibilidade de tempo, pois você “queima” uma oportunidade e ainda não recebe nada de volta, com a exceção de ocorrer um IRROPs, mas daí a pessoa pergunta o que é um IRROPs, e você percebe que falta conhecimento para enriquecer a si mesma.
Outro exemplo foram aqueles que aproveitaram as passagens flexíveis e entraram na Justiça aguardando que a empresa honre, algo que não irá acontecer, pois a empresa que fez isso está em recuperação judicial e o desfecho desse caso, se houver, não deve ser tão cedo, mas foi aquilo, alegaram que sites de peso no mercado recomendaram, então muitos entraram nessa, quando nós aqui elaboramos mais de 5 artigos explicando o motivo para você não entrar nessa.
Tem também aquele caso dos compradores de pontos compulsivos, que só conseguem enxergar a equação de fazer tudo por pontos, pois é mais barato, mas como sempre disse meu pai, o barato sai caro. Você deve fazer aquilo que te ajude ao longo da jornada, e não somente num determinado momento pontual. Um baita exemplo disso é a pessoa que prefere transferir pontos para o ALL, para ter um descontinho naquele momento, mas abdica de vários benefícios caso estabelecesse um programa de fidelidade razoável.
É claro que não existe uniformidade e cada pessoa é diferente, logo nem tudo que serve para mim pode servir para você, mas existem aquelas “regras” genéricas que ajudam você a ganhar mais durante um ano de viagens e fidelidade:
- Evite comprar milhas, a não ser que realmente haja uma vantagem muito boa;
- Tente comprar as suas passagens para que você possa se qualificar e pontuar;
- Tente utilizar apenas um cartão de crédito, aquele que melhor se aplica para o seu perfil;
- Evite sites com fórmulas genéricas;
- Evite conselhos de influenciadores de sofá;
- Evite cair naquelas frases de efeito, por mais que já tenha funcionado no passado;
- Analise tudo antes de executar algo e pense no seu futuro.
Enfim, alguns acabam se entristecendo, outros ficando com raiva, mas é preciso passar por essa fase e entender de uma vez por todas que o conhecimento sobre isso é muito importante, e que se realmente aparecer algo bom como um bug, dificilmente irão divulgar para vocês, com a nossa exceção é claro, porque enquanto o objetivo dos outros é ganhar dinheiro às suas custas, o nosso é te ajudar de verdade, e essa não é só uma grande verdade, mas um diferencial que impacta diretamente você, porém muitos ainda não entenderam isso e por isso acabam se lamentando hoje quando perdem seus status.
Mas cabeça erguida, vamos seguir em frente, porque sempre haverão novas oportunidades e iremos trazer todas aqui para vocês, agora é preciso ter conhecimento real para que você não caia no canto da sereia e proteja o seu perfil de desvalorizações, e enquanto certamente muitos podem criticar, uma das melhores soluções é aumentar o seu conhecimento de base realizando o curso CENTRAL DO VIAJANTE, pois é o único curso sério que realmente traz conhecimento de qualidade que irá te auxiliar na construção do seu perfil e te ajudar a maximizar ao máximo seu retorno.