O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu inquérito administrativo na 5ª feira (9.nov.2023) para investigar a GOL e a Latam por suposta combinação no preço de passagens aéreas. Caso seja comprovada a prática de cartel, as empresas podem ser multadas.
Toda a Imprensa tem repercutido essa notícia, pois os valores das passagens ultimamente tem subido muito e mesmo assim com baixa ocupação, o que acende um alerta para a combinação de preços.
Sabemos que existe um sistema global com um algoritmo que verifica as passagens da concorrente e quando encontra alguma rota com possibilidade de melhorar, o sistema vai lá, equipara o valor e ainda coloca uma redução, o que não ocorreu no Brasil.
Diferentemente do que acontece nos mercados internacionais, no Brasil, o valor ficou exatamente o mesmo na proporção dos centavos, ou seja, uma mera equiparação.
Vale a pena dizer que atualmente no Brasil temos apenas 3 cias aéreas atuantes no mercado nacional e isso dificulta muito a redução dos valores.
Muitos acreditam que outras cias aéreas não operam no Brasil por medo da judicialização, o que não é verdade, mas um MITO tentado ser incutido pelos executivos de cia aérea para tentar afrouxar a lei do consumidor no que diz respeito as aéreas, pois caso uma cia aérea opere em solo nacional e preste um bom serviço não terá de se preocupar com judicialização alguma.
Infelizmente nós brasileiros somos reféns de um grupo de cia aéreas para voos nacionais, e existe muito descaso com o consumidor, e são inúmeras as situações que a cia aérea prefere que o consumidor vá a justiça com seu direito líquido e certo a ajudar o mesmo, obviamente que observando um risco calculado.