De acordo com o comunicado conjunto do fórum de CEOs Brasil – EUA, a fase 1 de implementação do Global Entry foi concluída e estamos ingressando na fase 2, sendo que a fase 3 é de fato a abertura para o público geral. Veja transcrição abaixo de parte do comunicado:

Os participantes do Fórum abordaram o progresso na inclusão de brasileiros no Programa Global Entry, que agiliza a  entrada de viajantes brasileiros  pré-aprovados quando da chegada aos Estados Unidos. O Ministro Braga Netto forneceu atualizações sobre medidas concretas que o Governo do Brasil tem implementado nesta área, incluindo a publicação de um decreto em março deste ano, que estabelece três fases para a implementação do Global Entry no Brasil, estabelecendo os papéis das diferentes agências responsáveis. A primeira fase, já finalizada, incluiu os primeiros participantes brasileiros. A segunda fase ampliará o escopo dos participantes aptos ao programa, bem como a preparação da disponibilidade de participação na terceira fase.

O decreto foi assinado dia 6 de março de 2020 e se contabilizarmos o tempo para conclusão do experimento da fase 1 que levou cerca de 7 meses, podemos entender que o Global Entry poderá estar disponível para todos no início da fase 3 por volta do 2º semestre de 2021.

Claro que é só uma estimativa educada, podendo haver atrasos em função do momento que estamos vivendo. Agora só nos resta aguardar, alguém aí pretende fazer o Global Entry assim que for lançado?