O sonho de muitos é conseguir um cartão de crédito americano, não pelo crédito em si, mas pelas oportunidades de bônus, benefícios e economia. Hoje conversamos com um especialista do Banco JP Morgan Chase que “iluminou” muita coisa para nós.

Os Estados Unidos possuem 3 bureaus de crédito, a Transunion, Equifax e Experian. O Amex e o Bank of America utilizam a Transunion, e por isso alguém mesmo sem Social Security consegue ser aprovado para um cartão do Amex se tiver o cartão de crédito segurado do Bofa, uma vez que esse último reporta crédito para a Transunion.

Já o Chase trabalha com a Experian e não possui cartão de crédito segurado e em função disso o banco não consegue aprovar um cartão de crédito sem que a pessoa possua um Social Security ou Individual Taxpayer Identification Number (ITIN).

O Citibank e o Capital One possuem cartão de crédito segurado e trabalham com a Equifax, e por isso também é possível conseguir um cartão de crédito sem a necessidade de SSN. 

Nos EUA os bancos competem muito entre si e é interesse deles de ofertarem o maior número de produtos para os clientes possível, com ou sem SSN. O maior problema está no recurso humano das agências bancárias, onde muitos funcionários tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto e simplesmente negam o pedido sem nem mesmo procurar saber, pois é o caminho mais fácil.

Qualquer pessoa pode abrir uma conta num banco americano, até mesmo quem está ilegal no país, e o sigilo da conta é protegido por lei. Esse sigilo pode somente ser quebrado por um Juiz federal sob a suspeita de Terrorismo, tráfico internacional de drogas, armas ou pessoas, ou sonegação de impostos aos EUA, sendo esse último apenas aplicável quem tem domicílio fiscal nos EUA.

O banco mais fácil de abrir uma conta corrente é o Bank of America, e enquanto muitos relatam que a agência exige um comprovante de residência, esse não é o padrão, pois o endereço pode ser mencionado sem necessidade de comprovação, pois existe milhões de pessoas que moram com outras e não tem em seu nome comprovante real de residência.

O único requisito verdadeiro são duas identidades com foto, devendo uma ser obrigatoriamente o passaporte para pessoas estrangeiras, pois esse é um documento oficialmente reconhecido pelos EUA. A segunda identidade pode ser a sua carteira de motorista do Brasil ou qualquer outro documento com foto.

Como você não terá o SSN é recomendável aplicar para um cartão de crédito seguro, caso deseje ter acesso a crédito no futuro, não somente cartões, mas empréstimos para os diversos tipo de serviço.

Com base no seu histórico do cartão de crédito os bancos que utilizam essa ferramenta reportam o seu comportamento para os diversos bureaus de crédito que por meio de um algoritmo pontuam num escala de 300 a 850, chamada de “FICO SCORE”.

Ou seja, não é nada do outro mundo e é muito viável conseguir um cartão de crédito nos EUA, principalmente o AMEX TPC que é um cartão completo com diversos benefícios. Nós temos vários tutoriais os quais deixaremos linkados abaixo, e esperamos que esse artigo traga um pouco de claridade para que você consiga entender um pouco melhor como funciona essa questão lá. Quaisquer dúvidas ou considerações deixem nos comentários. Comente também se você conseguiu o cartão seguindo nosso tutorial. 

Como abrir uma conta nos Estados Unidos:

Veja mais em https://mestredasmilhas.com/como-abrir-uma-conta-nos-estados-unidos/

Como conseguir um cartão de crédito americano:

Veja mais em https://mestredasmilhas.com/cartaodecreditoamericano/

Tutorial de como aplicar para um cartão de crédito nos EUA:

Veja mais em https://mestredasmilhas.com/tutorial-de-como-aplicar-para-um-cartao-de-credito-nos-eua/

Amex The Platinum Card USA: É possível conseguir? SIM!:

Veja mais em https://mestredasmilhas.com/amextheplatinumcard/