Em desenvolvimento, IATA Travel Pass será essencial para reabertura de fronteiras

[dropcap]A[/dropcap] Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que está em fase final de desenvolvimento do IATA Travel Pass, um passe digital de saúde que apoiará a reabertura segura das fronteiras.

Os governos estão começando a usar os testes como meio de limitar os riscos da importação da COVID-19 ao reabrir suas fronteiras aos viajantes sem medidas de quarentena. O IATA Travel Pass vai gerenciar e verificar um fluxo seguro de informações necessárias sobre testes ou vacinas entre governos, companhias aéreas, laboratórios e viajantes.

A IATA está solicitando testes sistemáticos de COVID-19 de todos os viajantes internacionais e a infraestrutura do fluxo de informações necessária que deverá apoiar:

Os governos, com meios para verificar a autenticidade dos testes e a identidade de quem os apresenta.

As companhias aéreas, com a capacidade de fornecer informações precisas aos seus passageiros sobre os requisitos de teste e verificar se o passageiro atende aos mesmos.

Os laboratórios, com meios de emissão de certificados digitais aos passageiros que serão reconhecidos pelos governos.

Os viajantes, com informações precisas sobre os requisitos de teste, onde podem fazê-lo ou tomar a vacina e os meios para transmitir com segurança estas informações às companhias aéreas e autoridades de fronteira.

“Hoje as fronteiras estão duplamente bloqueadas. O teste é prioridade para permitir viagens internacionais sem medidas de quarentena. A segunda prioridade é a infraestrutura global de informações necessária para gerenciar, compartilhar e verificar com segurança os dados de teste associados às identidades dos viajantes em conformidade com os requisitos de controle de fronteira. Esta é a função do IATA Travel Pass. Levaremos essa solução para o mercado nos próximos meses para atender também às necessidades das “travel bubbles”e corredores de saúde pública que estão começando a operar”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

O IATA Travel Pass possui quatro módulos de código aberto interoperáveis que podem ser combinados para obter uma solução de ponta a ponta:

Registro global de requisitos de saúde – permite que os passageiros encontrem informações precisas sobre requisitos de viagem, teste e, por fim, vacina para a viagem.

Registro global de centros de teste/vacinação – permite que os passageiros encontrem centros e laboratórios de teste no local de partida que atendam aos padrões de requisitos de teste e vacinação do destino.

Lab App – permite que os laboratórios e centros de teste autorizados compartilhem com segurança os certificados de teste e vacinação com os passageiros.

IATA Contactless Travel App – permite que os passageiros (1) criem um “passaporte digital”, (2) recebam certificados de teste e vacinação e verifiquem se são suficientes para o seu itinerário e (3) compartilhem certificados de teste ou vacinação com companhias aéreas e autoridades para facilitar as viagens. Este aplicativo também pode ser usado por viajantes para gerenciar a documentação de viagem de forma digital e contínua durante a toda a jornada, melhorando a experiência de viagem.

A IATA e o International Airlines Group (IAG) têm trabalhado juntos no desenvolvimento desta solução e farão um teste para demonstrar que esta plataforma, combinada ao teste de COVID-19, pode reabrir as fronteiras para viagens internacionais e substituir a quarentena.

A indústria do transporte aéreo exige uma solução econômica, global e modular para reiniciar as viagens com segurança. O IATA Travel Pass é baseado nos padrões do setor e na experiência comprovada da IATA no gerenciamento de fluxos de informações referentes aos complexos requisitos de viagens.

• O Timatic da IATA é usado pela maioria das companhias aéreas para gerenciar a conformidade com os regulamentos de passaporte e visto e será a base para o registro global e verificação dos requisitos de saúde.

• A iniciativa One ID da IATA foi endossada por uma resolução durante a 75ª Assembleia Geral Anual da IATA em 2019 para facilitar com segurança os processos de viagem com apenas um token de identidade. É a base para o aplicativo IATA Contactless Travel de verificação de identidade e gerenciamento dos certificados de teste e vacinação.

“Nossa prioridade principal é fazer com que as pessoas viajem novamente com segurança. No curto prazo, isso significa garantir aos governos a confiança de que os testes sistemáticos da COVID-19 podem substituir os requisitos de quarentena. E isso acabará se transformando em um programa de vacina. O IATA Travel Pass é uma solução para ambos. E nós o construímos usando uma abordagem modular baseada em padrões de código aberto para facilitar a interoperabilidade. Ele pode ser usado com outros provedores ou como uma solução de ponta a ponta independente. O mais importante é que vai atender às necessidades do setor e permitir um mercado competitivo”, disse Nick Careen, vice-presidente sênior da IATA para aeroportos, passageiros, carga e segurança.

O primeiro piloto internacional do IATA Travel Pass está programado para o fim de 2020 e o lançamento para o primeiro trimestre de 2021.

Veja mais detalhes sobre o IATA Travel Pass aqui.

Veja a apresentação sobre o IATA Travel Pass aqui.

Eloy Fonseca Neto

Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.

Leia mais

Post navigation