Estamos nos aproximando do período de férias e muita gente deve estar preocupada com o câmbio, pois a moeda ainda está se mantendo bem próximo dos 4 reais. 

A melhor forma de economizar dinheiro hoje no câmbio é usando o Transferwise. Não existe dúvida sobre isso, e nós já fizemos um tutorial completo sobre ele que você pode ler clicando aqui.

Outra forma de economiza para quem não tem como fazer o Transferwise é utilizar a Global Blue Exchange com a recompra garantida. A Global Blue tem cotações melhores que os bancos e ainda recompra a sobra de sua moeda estrangeira pelo mesmo preço que você pagou caso você compra um mínimo de 1 mil dólares.

Essa ferramenta pode ser muito interessante, pois além de permitir que você pague pelo total sem acréscimos no cartão de crédito, a devolução é realizada em papel moeda.

Como fazer um “hedge” ou proteção a partir dessa ferramenta? Vamos supor que você comprou e gastou 2 mil dólares a 4 reais que te dará um custo total de 8 mil reais, e no fim de sua viagem o dólar caiu para 3,85. 

Você pode sacar no caixa eletrônico do aeroporto no dia de retorno ao Brasil os 2 mil dólares a 7.700 Reais da sua conta corrente de débito e então leve os dólares e pegue os 8 mil reais de volta.

Lembrando que é preciso que você preste atenção no Valor Efetivo da Transação (VET) do dólar, porque dependendo do seu banco pode haver tarifas de retirada e isso pode diminuir ou até mesmo inviabilizar essa proteção.

Perceba que de semana passada para essa semana nesse momento o dólar caiu de 4,10 para 3,93 (Comercial), o que certamente é um período favorável para realizar esse tipo de procedimento.