Dubai está dando um exemplo para o mundo, reabrindo de forma segura suas fronteiras para visitantes internacionais, que seguirem todos os protocolos de segurança.

O comitê de crise e desastre divulgou há pouco em sua página oficial como será a retomada para a recepção de turistas internacionais em Dubai, e não é nada difícil ou desrazoado.

Para ingressar nos Emirados, o visitante internacional terá de:

  • Fazer download do app de acompanhamento de saúde e registrar seus detalhes;
  • Preencher uma declaração de saúde no embarque;
  • Ter um seguro internacional de viagem; e
  • Ter feito um exame PCR há pelo menos 4 dias do embarque ou realizar o teste no aeroporto de Dubai.

Durante o processo de entrada todos os passageiros serão submetidos a medição de temperatura, e a autoridade portuária pode realizar testes de COVID em caso de suspeita, e em sendo positivo, o visitante deverá se isolar por 14 dias em uma instituição determinada pelo governo as próprias custas.

É preciso dar parabéns para as autoridade de Dubai que conseguiram elaborar um protocolo capaz de garantir a segurança não só dos seus residentes, mas também dos visitantes internacionais. 

Basicamente quem quiser ir visitar Dubai deverá fazer o teste PCR que tem um custo aproximado de 200 reais, e em saindo resultado negativo, poderá viajar com tranquilidade. Já se o resultado for positivo, o ideal é adiar a viagem, e esperar 14 dias em casa, já que após esse período não se transmite nem se contamina mais pelo novo corona vírus em função dos anticorpos já adquiridos.

Muitos acreditaram que os brasileiros seriam proibidos de entrar em diversas partes do mundo, o que até pode acontecer, mas o correto não é selecionar por nacionalidade, e sim por status de infecção, inclusive acredito que as autoridades de Dubai poderiam exigir o exame IGG positivo como passe de entrada, já que nesse caso não haveria necessidade de fazer um outro exame de PCR.

Mas de certa forma é um alívio ver que o mundo está reabrindo e já existem iniciativas para permitir viagem sem a discriminação de nacionalidades, pois o que realmente importa é se um turista pode ou não propagar o vírus.

Alguém pretende visitar Dubai a partir de 7 julho? Para maiores informações você pode visitar o site oficial de Dubai sobre as questões relacionadas ao novo corona vírus.